Secretários municipais, diretores e gerentes…

…conhecem o PODC? Aprendi na faculdade de administração de empresa e em curso do Banco do Brasil que o exercício de funções de administração, direção e chefia exige conhecimento das funções administrativas que são:

Planejamento, organização, direção e controle, o PODC. Vamos resumir: PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados. ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização. DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização. CONTROLE: Analisa os resultados obtidos verificando se foram os planejados. Monitora as atividades, determinando se a organização esta ou não em direção a suas metas.
Nas administrações municipais não é diferente, e secretários, diretores e gerentes, precisam conhecer e aplicar essas funções. Não basta ter conhecimento de educação, saúde, esportes, por exemplo para ser um bom secretário. É preciso ter, pelo menos, noções e estudar um pouco, cercando-se de pessoas capacitadas em Planejamento, organização, direção e controle. A complexidade de uma administração como do município de Maringá não permite amadorismo. Tudo começa com um bom planejamento e o plano de governo é o guia, a base. A organização, e direção, com distribuição de atribuições de cada carga, com um regimento interno, que permita o controle de quem está fazendo o quê, e se as metas estão sendo cumpridas é fundamental. Delegar e acompanhar. Não sentir-se diminuído por não saber algo que um subordinado sabe, mas interessar-se. Conhecimentos mínimos de informática (diretor que não souber executar funções básicas num computador não pode ser diretor, ainda que seja um craque na área).
É o que penso, e posto com a intenção de colaborar para que a equipe seja a mais técnica possível, obviamente se abandonar o aspecto político dos cargos comissionados.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement