Ex-tesoureiro do PP já está preso

O ex-tesoureiro do PP João Cláudio Genu se entregou à Polícia Federal em Brasília ontem para cumprir a pena de 9 anos e 4 meses de prisão por corrupção passiva e associação criminosa na Lava-Jato. Ele teve a condenação confirmada pelo Tribunal Federal Regional da 4ª Região na quinta-feira.

O mandado de prisão foi expedido no dia seguinte pela juíza Gabriela Hardt, que está substituindo Sergio Moro na condução dos processos da operação em Curitiba, mas a defesa afirmou que levaria Genu à PF ao longo da tarde desta segunda-feira. A informação de que o ex-tesoureiro do PP se entregou foi confirmada pela TV Globo.
Neste processo, Genu foi considerado culpado por receber cerca de R$ 3 milhões de propinas do esquema de corrupção na Petrobras entre 2007 e 2012, além de intermediar o recebimento de vantagens indevidas ao ex-líder do PP José Janene e ao ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. O cargo de tesoureiro-geral do PP é ocupado atualmente pelo deputado federal Ricardo Barros.
Alvo de um mandado de prisão preventiva em 23 de maio de 2016, Genu ficou preso em Curitiba por 11 meses, sendo liberado em 27 de abril do ano seguinte.
Ele foi condenado por Moro a 8 anos e 8 meses de prisão em 2 de dezembro de 2016. O TRF-4 aumentou a pena em seis meses em 19 de outubro de 2017. Na última quinta-feira, foram julgados os embargos infringentes e não sobraram mais recursos à defesa na segunda instância da Lava-Jato. Leia mais.

Advertisement
Advertisement