TCC retrata a greve dos servidores municipais de Maringá de 2006

“Sindicalismo no setor público: A greve de 2006 dos servidores municipais de Maringá” é o título do trabalho de conclusão de curso de especialização em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais apresentado à Universidade Estadual de Maringá por Eduardo Alves Siqueira.

Ele relata um dos episódios mais marcantes do funcionalismo público municipal, à época em que Ana Pagamunici (na foto de Ivan Amorim sendo retirada do paço municipal, que foi ocupado na gestão Silvio Barros II) presidia o Sismmar.
O TCC teve como orientador o professor Reginaldo Benedito Dias e dedicado a “todos os trabalhadores e trabalhadoras, especialmente aos servidores e servidoras municipais de Maringá, que sofrem na pele a truculência de governos e patrões desacostumados ao diálogo e à democracia”. O saudoso Factorama e este modesto blog são citados no trabalho.

Como visto ao longo do trabalho, Para Siqueira, “as ações do Sismmar em Maringá, antes, durante e depois de 2006, mostraram que a união dos trabalhadores em torno de seu sindicato ainda é necessária para lidar com a intransigência de governos autocráticos. As vitórias demoraram, mas vieram. Infelizmente, chegou-se a um estágio no Brasil em que a luta sindical, de modo geral, deixou de ser por direitos e benefícios para se limitar à manutenção de direitos e benefícios já adquiridos. Esta monografia entende, com base nos autores estudados, que as crises do sindicalismo no Brasil e do conceito de Estado podem ser enfrentadas pela atuação em conjunto de sindicatos, movimentos sociais e setores politizados da sociedade, comprometidos com a democratização autêntica das relações de poder e com a defesa incansável do acesso de todo cidadão a serviços públicos de qualidade”.

O trabalho pode ser lido aqui. Quem quiser uma cópia pode pedir por e-mail (eduasiq@gmail.com).

Advertisement
Advertisement