O primeiro condenado no STF

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal já formou maioria para condenar o deputado federal Nelson Meurer (PP) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no esquema armado na Petrobras.

O ministro Dias Toffoli, na sessão de hoje, seguiu o relator foi o terceiro a votar pela condenação de Meurer. Restam agora os votos de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski; este, pela inicial, caminha para ser o quarto voto. Assim, o parlamentar deve se tornar o primeiro réu condenado no STF no âmbito da Operação Lava Jato.
Também há maioria para a condenação de dois filhos deles, Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer. Segundo a acusação, o parlamentar e os filhos coordenavam um esquema de corrupção entre o Partido Progressista e a diretoria da Petrobras. Nelson Meurer teria recebido vantagens indevidas no valor de R$ 35,9 milhōes, como contrapartida de apoio político para a permanência de Paulo Roberto Costa à frente da Diretoria de Abastecimento da estatal.
Repete-se pergunta antiga nos bastidores da política: Meurer ficou com todo esse dinheiro pra ele ou vai dizer que repassava para outros?
PS – Condenado por unanimidade, resta agora a definição da pena (leia mais).

Advertisement
Advertisement