Semana do Meio Ambiente começa com alerta contra o consumismo

A Semana do Meio Ambiente Annibal Bianchini da Rocha, da Câmara Municipal de Maringá, foi aberta na manhã de hoje pelo presidente Mário Hossokawa, com a presença de vereadores, do secretário municipal do Meio Ambiente Ederlei Alkamin, do vice-prefeito Edson Scabora (PV) e alunos do ensino médio do Colégio São Francisco Xavier.

O presidente da Casa, Mário Hossokawa (PP), abriu o evento explicando aos convidados que a platéia seria mais numerosa se não houvesse ocorrido a greve dos caminhoneiros. “Este fato alterou um pouco nossas expectativas, mas de não interfere na importância do Poder Legislativo conduzir as reflexões sobre os problemas ambientais que vivemos. É um assunto que precisa ser debatido e por meio desta iniciativa mostramos que estamos preocupados em contribuir”, disse Hossokawa.
O vice-prefeito Edson Scabora (PV) destacou a relevância que o meio ambiente possui em sua legenda. Como educador, ele comemorou a participação dos estudantes que simbolizam a esperança de um futuro melhor para nosso planeta.


Na sequência, o juiz federal Anderson Furlan (foto) iniciou sua palestra com o tema “Ética e Meio Ambiente”. Furlan utilizou dados sobre a evolução do Planeta Terra e do Homem para desenvolver o assunto proposto. Segundo ele, a consciência sobre a finidade dos recursos ambientais é fundamental para garantir a manutenção desta casa que vem sendo destruída em nome do lucro. “Por que precisamos de smartphone de última geração se possuímos outro que supre nossas necessidades? Por que cedermos ao apelo consumista das indústrias que, diariamente, nos incentivam a comprar objetos e serviços que não precisamos e cuja produção impactará o meio ambiente? São essas perguntas que devermos nos fazer e incentivar às novas gerações se quisermos ter onde morar”, exemplificou o juiz que é reconhecido pelo trabalho em causas ambientais.
Ainda de acordo com ele, nossa sociedade está consumindo 30% dos recursos naturais disponíveis a cada ano. Em contrapartida, a taxa de natalidade de muitos países, como exemplo da Europa, está caindo, ou seja, eles estão perdendo a capacidade de produzir o que necessitam e exigirão mais do processamento de alimentos em escala. “Por que a China consegue níveis de produção elevadíssimos, superando até os Estados Unidos (EUA)? A resposta é a frouxidão das leis que protegem o meio ambiente, os trabalhadores e, consequentemente, a saúde pública”, completou Furlan.
A programação da Semana do Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Maringá, continua amanhã com a entrega do Brasão do Município e o título de Mérito Comunitário a Luiz Fukumoto, durante a sessão ordinária, a partir das 9h30. À tarde, serão apresentadas a palestra “Por que cuidar dos pequenos rios?”, com a professora universitária e doutora em Ecologia, Evanilde Benedito e a peça teatral “Geaquinho e os fundos de vale”, da Paróquia São Mateus Apóstolo e o Geac. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. (CMM)

Advertisement
Advertisement