Maringá é a segunda em internações por causa dos fogos de artifício

Maringá é a segunda cidade do Paraná em número de internações por causa de acidentes com fogos de artifício, à frente de Londrina e Curitiba. No Brasil, foram mais de cinco mil internações nos últimos dez anos.

O manuseio inadequado de fogos de artifício levou à internação hospitalar mais de cinco mil pessoas entre os anos de 2008 e 2017, segundo levantamento elaborado pelo Conselho Federal de Medicina, em parceria com as Sociedades Brasileiras de Cirurgia da Mão e de Ortopedia e Traumatologia. O alerta integra uma série de ações de alerta preparadas pelas três entidades sobre os riscos de acidentes e queimaduras durante as festas juninas e as festividades ligadas à Copa do Mundo.
Em média, são registradas nos serviços públicos de saúde cerca de 80 internações somente no mês de junho. “Se considerarmos que em algumas regiões as festas juninas têm início nas quermesses de maio e vão até julho, podemos verificar que um terço de todas as hospitalizações acontecem apenas neste período de 90 dias. É preciso, portanto, ter cautela no manuseio desses fogos, sobretudo promovendo ações de proteção às crianças”, destacou Carlos Vital, presidente do CFM. Leia mais.

Advertisement
Advertisement