Volta Codemar: prazo para acordo entre município e Sanepar acabou

Terminou esta semana o prazo de 60 dias corridos, dados no final de março pelo ministro Sergio Luiz Kukina, da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça, para uma eventual autocomposição entre a Sanepar e o município de Maringá.

À época, no despacho, Kukina, que é do Paraná, onde foi promotor de justiça, frisou que concedia um “novo e improrrogável prazo” para as partes chegarem a um acordo.
O caso se arrasta desde 2015, quando o Tribunal de Justiça considerou ilegal a esticada no contrato de concessão dos serviços de água e esgoto concedida pelo ex-prefeito Said Ferreira.
O prazo do município de Maringá, da Companhia de Saneamento do Paraná e do Ministério Público Estadual acabou na última terça-feira, e ontem os autos ficaram conclusos para decisão ao ministro.
Apesar do atendimento questionável da Sanepar em Maringá, utilizada como cabide de emprego de políticos aliados do governo do estado, a administração municipal não tem uma postura firme sobre a retomada dos serviços e a recriação da Codemar, empresa que nos anos 80 repassou água e esgoto da cidade para a Sanepar.

Advertisement
Advertisement