Votação do barulho

Na semana passada, a maioria dos vereadores de Paranavaí votou pela aprovação das contas de 2008 do então prefeito Maurício Yamakawa, contra a orientação do Tribunal de Contas do Estado, pela rejeição.

Houve muita revolta na cidade contra os vereadores que votaram a favor do ex-prefeito, com repercussão nas redes sociais. Hoje o projeto volta a ser discutido, em segunda e última votação.
A respeito, o blog Taturana escreveu:
Logo mais, na sessão de hoje, os vereadores estarão votando, em segunda e última discussão, pela aprovação, ou não, das contas relativas ao exercício de 2008 do Executivo de Paranavaí.
Na semana passada apenas os vereadores Aldrey Azevedo, Lucas Barone e Leônidas Fávero acompanharam o parecer do Tribunal de Contas, que rejeitou aquelas contas do ex-prefeito Maurício Yamakawa.
Pelo que se sabe, os vereadores que votaram pela aprovação das contas “entendem” que só há crime quando há corrupção com desvio de dinheiro público. Entretanto, o parecer do Tribunal de Contas do Estado é claro e indica, sim, que houve um crime, pois a Lei foi violada. Entendem os desembargadores que houve “promoção pessoal, sendo considerada ilegal por afrontar os ditames da Lei 9.504/97”.
Neste caso, os senhores vereadores entenderam, até agora, que não tem nada de mais fazer promoção pessoal com o dinheiro do contribuinte, em época de campanha de reeleição.
Corre, nos bastidores, que dois vereadores que votaram pela aprovação das contas estariam revendo o posicionamento.
O caso é polêmico.
Recebemos inclusive denúncia de que um dos vereadores teria negociado “apoio” à aprovação das contas em troca de um cargo, na Sanepar, para um parente.
Se as contas forem aprovadas, o parente certamente será empossado e então a identidade do vereador será obviamente revelada. Ao final um dia tudo vem à tona. “O diabo ajuda a fazer, mas não ajuda a esconder”.

Advertisement
Advertisement