A alegria vai fazer a festa

De Jorge Villalobos:

O espaço público é de todos e o futebol movimenta multidões, dois fatos que neste Brasil são absolutamente verdadeiros. Que tal combinar eles e incluir um telão? Certamente, a alegria vai fazer festa.

Ainda mais num contexto de copa do mundo, onde Brasil é um dos favoritos. O espaço público, sabemos, não pode ser apropriado por um indivíduo ou grupo para seu proveito pessoal, ele pertence a todos, ao povo, e o futebol é parte da nossa identidade, goste ou não, esta terra é do verde amarelo. Assim, essa ideia simples requer a escolha do local, ou dos locais, de preferência, de fácies acessos.
Vale lembrar que aglomerações de pessoas nas grandes cidades são um fato cotidiano, sejam no transporte coletivo, ou no acesso as instituições de ensino. Aqui num jogo de futebol no Willie Davids ou no parque de exposições, para mais uma Expoingá. Assim, nesta cidade a população está acostumada a reunir-se nos espaços livres de uso público, como no Parque do Ingá, a praça da Catedral e na Festa das Nações. Somos, como seres humanos, gregários, e o sentido pertença e de humanidade se concretizam quando usufruímos coletivamente do espaço público.

PS – No início da tarde a prefeitura confirmou que o telão será colocado na Vila Olímpica, com direito a grupo e pagode.

Advertisement
Advertisement