CP retoma os trabalhos

Após 205 dias suspensos, os trabalhos da Comissão Processante que apura suposta quebra de decoro parlamentar pelo vereador Homero Marchese foram retomados ontem.

A suspensão fora determinada por liminar concedida pelo juiz substituto Rogério Ribas, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, no dia 20 de novembro de 2017. O presidente da CP, vereador Willian Gentil, retomou os trabalhos após a Câmara Municipal de Maringá ser notificada da decisão do TJ-PR, que negou provimento ao recurso interposto por Homero Marchese.
Na manhã de hoje, o vereador Homero Marchese foi notificado pela CP de que, a partir de amanhã, tem o prazo de cinco dias corridos para apresentar a sua defesa final à Comissão. O prazo encerra à meia noite da próxima terça-feira, 19.
Após o recebimento da defesa, começa a elaboração do relatório sobre tudo o que foi apurado pela comissão. Não há prazo há prazo fixado no Regimento Interno da CMM para apresentação do relatório. Concluído, será marcada uma reunião da CP para discutir e aprovar o relatório. Após, será convocada uma sessão onde todos os vereadores votarão para definir se a Câmara aceita ou não o pedido de cassação do vereador Homero Marchese.
A CP foi instalada no dia 5 de outubro do ano passado, a partir de pedido do diretório do Partido Verde (PV) de Maringá, ao qual Homero Marchese era filiado (atualmente está no Pros). Ele é acusado de indicar assessor condenado em segundo grau por improbidade administrativa, de acessar ilegalmente banco de dados da Secretaria de Educação e de assédio moral contra servidor público municipal. A instalação da CP foi aprovada por 11 vereadores. Após, foram definidos por sorteio os três participantes: William Gentil (presidente), Carlos Mariucci (relator) e Chico Caiana (membro), que têm prazo máximo de 90 dias para apresentar sua conclusão. Como haviam transcorridos 47 dias quando os trabalhos foram suspensos, restam 43 dias para conclusão, ou seja, até 25 de julho. (CMM)

Advertisement
Advertisement