É preciso atualizar a lei de licitações, diz Edmar Arruda ao assumir frente

“Queremos parar de apagar incêndio e planejar ações estratégicas para o setor. Precisamos atualizar a lei de licitações; não é possível termos tantos investimentos perdidos e obras paralisadas porque foram mal contratadas”, defendeu o deputado Edmar Arruda, ontem, ao lançar a Frente Parlamentar de Apoio à Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário, em Brasília.

O evento de lançamento reuniu lideranças do setor, entidades representativas do empresariado e políticos que estarão unidos para defender a pauta da categoria. A análise da nova Lei de Licitações, atualmente em discussão na Câmara, deve ser uma das bandeiras da Frente. Mais de 200 deputados já aderiram ao grupo.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, participou do evento e disse que no atual momento da economia brasileira, o consumo já demonstrou que não é perene e que não mantém um crescimento sustentável ao longo do tempo. Ele salientou que, com a Frente Parlamentar, os envolvidos poderão discutir o âmago da questão, que é a segurança jurídica. “Em 2014, por exemplo, financiamos cerca de 40 mil casas. Isso gerou 700 mil empregos diretos. Não queremos dinheiro do governo, queremos que ele crie um ambiente favorável para que possamos trabalhar.”
A presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária , deputada Tereza Cristina, também prestigiou o evento. “A construção civil é um segmento que gera renda. Se pegarmos todos os assuntos e priorizarmos as votações, isso ajudará o segmento sim. Moradia e emprego são duas frentes essenciais para a população”, disse a parlamentar.
O deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), anunciado como vice-presidente da Frente, disse que as agendas da construção civil, infraestrutura, habitação e moradia digna estarão agora concentradas num só espaço. “O Brasil construiu nos últimos 10 anos, 5 milhões de moradias, mas tem um déficit de mais de 7 milhões. Precisamos dar uma resposta a essas demandas e colocar a questão da moradia digna como uma política de Estado e não de governo”, disse.
O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – e ex-ministro das Cidade , Gilberto Kassab, elogiou a iniciativa de unificação dos setores em uma única Frente Parlamentar. “Assim será possível potencializar decisões”, avaliou. A indústria da construção é a grande responsável pela geração de empregos no Brasil. Temos que dar esse ‘empurrão’ porque este setor contribui de maneira muito significativa para superarmos as adversidades da conjuntura econômica”, disse o Ministro.
Entre as presenças no evento de lançamento da Frente de Apoio à Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário também estavam o ex-ministro das Cidades e deputado federal Bruno Araújo; o superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, Anderson Possa; o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira; o presidente em exercício do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis – Sistema Cofeci-Creci, José Augusto Viana Neto; o presidente da Federação Nacional dos Pequenos Construtores, Ezequiel Souza; e os deputados federais Bebeto (PSB-BA) e Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), ambos anunciados como vice-presidentes da nova Frente Parlamentar.

Advertisement
Advertisement