Fiéis aguardam início da investigação na Assembleia de Deus

Com a recusa do pastor Robson Brito (foto), que não quis assinar termo de ajustamento de conduta na última quinta-feira, o Ministério Público deverá iniciar uma ampla investigação sobre as várias denúncias envolvendo a Iadcemar, que ele preside. Há quem aposte que a investigação pode chegar até um esquema de pirâmide financeira.

Depois de fracassada a reunião na 6ª Promotoria – Brito deixou o local sem assinar a proposta do promotor Maurício Kalache e dos representantes da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus -, ele distribuiu nota informando que havia pedido auditoria, o que ele havia recusado no MP. Como houve o episódio de que a AD do Jardim Universo foi invadida, durante culto, até por seguranças armados, alguns membros não escondem o medo.

Confira parte da crise da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na semana passada:

Na quinta-feira, mesmo dia em que aconteceu a reunião no Ministério Público, o pastor Osmar Soares divulgou vídeo em resposta aos ataques do pastor Robson Brito, que o acusou de tramar contra a igreja. O vídeo teve milhares de visualizações:

https://youtu.be/boYOGz1jBSg

Na sexta-feira, a Cieadep divulgou a seguinte nota, em que revela que esta foi a segunda vez que Robson Brito nega-se a tratar do assunto com a entidade:

“A quem interessar possa

Tendo em vista o dever da Cieadep para com seus filiados, bem como o compromisso perante os membros da Ieadcemar de mantê-los inteirados dos acontecimentos ocorridos nos últimos dias, informamos que:
1 – Após o recebimento de documentos que acusavam o Pastor Presidente da Ieadcemar , a Cieadep convidou o Pastor Robson Brito para receber cópia dos documentos enviados à esta convenção em reunião realizada no dia 04/06/2018 em Apucarana. O Pastor Presidente da Ieadcemar não compareceu;
2- A Cieadep, buscando meios de conciliação e apaziguamento, recomendou expressamente ao Pastor Presidente da Ieadcemar medidas para resolver a situação de forma transparente, o que envolveria todos os Ministros da Cieadep que atuam no campo eclesiástico de Maringá.
3 – Até o presente momento o Pastor Presidente da Ieadcemar não prestou esclarecimentos sobre as denúncias;
4 – O Pastor Presidente da Ieadecemar tem adotado posturas exatamente contrárias às recomendações da Cieadep;
5 – O Ministério Público do Estado do Paraná, através da Promotoria de Justiça do Foro Central da Comarca de Maringá, representado pelo Promotor Dr. Maurício Kalache, convidou a Mesa Diretora da Cieadep para uma reunião que se realizou dia 03 de julho de 2018. Das informações prestadas a partir do convite e orientação do Ministério Público, gerou-se os Autos de Noticia Fato número MPPR 0088.18.003503-7.
6 – Da Noticia Fato resultou notificação ao Pr Robson José Brito e à toda Mesa Diretora da Cieadep a que comparecessem junto à 6ª Promotoria de Justiça de Maringá em data de 5 de julho de 2018, o que se efetivou conforme determinado pelo MP. Na audiência designada, o Ministério Público ofereceu ao Presidente da Ieadcemar a oportunidade de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta, que implicaria no seu afastamento por um período de 180 dias.
7 – O Presidente da Ieadcemar não aceitou assinar o Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público, e desrespeitando a orientação do ilustre representante do Ministério Público bem como a presença dos demais intimados e convidados presentes retirou-se da sala.
8 – Diante de tudo que se expôs acima, incumbe à Cieadep através de sua Mesa Diretora informar que por dever e iniciativas próprias o Ministério Publico do Estado do Paraná instaurou-se procedimentos investigatórios Cíveis e Criminais contra a gestão da Ieadcemar;
9 – A Cieadep continua na busca de uma solução consensual que atenda os interesses dos membros e demais obreiros que atuam no campo eclesiástico de Maringá, eis que nenhuma represália foi ou será praticada em detrimento dos obreiros filiados e que esperam uma solução rápida e eficaz ao bom andamento dos trabalhos.
Na Paz do Senhor Jesus.

PASTOR PERCI FONTOURA
Presidente CIEADEP
PR DANIEL SALLES ACIOLI
1°Secretário CIEADEP
Assinam o original:
PASTOR ISAIAS CARDOSO DOS SANTOS PR. ANTONIO BATISTA MAIA
1º Vice Presidente da CIEADEP 2º Vice Presidente da CIEADEP
PASTOR DANIEL SALLES ACIOLI PASTOR SAMUEL AZEVEDO DOS SANTOS
1°Secretário CIEADEP 2º Secretario da CIEADEP
PASTOR ANTONIO FERREIRA PASTOR ISAIAS RODRIGUES PORTO
1º Gestor Financeiro da CIEADEP 2º Gestor Financeiro da CIEADEP
PASTOR CARLOS EDUARDO NERES LOURENÇO
Presidente Conselho Jurídico”

Também o presidente da Ieadcemar divulgou uma nota aos membros da igreja após comparecer ao MP:

“Amados irmãos e irmãs,

Na data de ontem, na qualidade de presidente da Ieadcemar fui notificado de uma notícia de fato protocolada pela Cieadep junto ao ministério público local, notificando a existência de irregularidades administrativas.
Ato contínuo, fui também convidado para participar de uma reunião na data de hoje (05/07/2018) na sede do Ministério Público local para tratar do assunto noticiado. Na ocasião, foi apresentada uma proposta de acordo para apuração da notícia, porém, como a Ieadcemar é órgão autônomo e independente em suas ações, tal proposta foi recusada, sendo certo ainda que demonstrando total transparência dos atos praticados já determinei a realização de auditoria interna com líderes externos e revisão externa para apuração da verdade.
Sendo necessário caso seja adotado qualquer procedimento, todas as informações serão prestadas e os fatos devidamente esclarecidos documentalmente.
Quero agradecer as orações feitas em favor da Ieadcemar e em meu favor.
Estou sereno, confiando na justiça de Deus. O que for me solicitado estarei atendendo.
“Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.”
‭‭(2 Coríntios‬ ‭13.8)
Em breve, Deus nos dará vitória em tudo.
Continuo rogando vossas orações: pelo milagre de provisão, para que a verdade prevaleça, para que a igreja tenha discernimento quando vier mais maledicências, críticas e mentiras sobre o que Deus nos dirigiu.
Muito Agradecido pelas orações! Estou crendo na solução de Deus e não minha solução ou na solução de homens!
Deus me manda comunicar aos amados:
“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”
‭‭Jeremias‬ ‭29:11”.

Advertisement
Advertisement