Ricardo Barros agora quer ser candidato a presidente da República

Em rápido pronunciamento da tribuna do Congresso Nacional, que realiza sessão para a votação do projeto de lei que abre crédito suplementar a vários ministérios, o deputado federal Ricardo Barros comunicou que colocou seu nome como pré-candidato a presidente da República.

Depois de sua fala, mensagem em redes sociais dirigidas a seus colegas de partido, passou a ser reproduzida. O texto da mensagem é parecido, mas não tem o mesmo teor da fala, que parece ter sido decidida na hora. Disse Barros da tribuna:
“Quero comunicar ao plenário, aos colegas parlamentares, que hoje coloquei meu nome à disposição do Partido Progressista para concorrer à presidência da República. Este é um momento muito importante, sr. presidente, que o Brasil passa. Há uma necessidade de organizar os partidos de centro, que buscam alternativas para encontrar, neste quadro do Brasil, gravíssimo, e aqui estamos discutindo orçamento e os senhores sabem não teremos recursos sequer para pagar o custeio das despesas públicas para o ano que vem sem emprestar recursos. Minha experiência como ministro da Saúde, onde pude atender a todos os srs. parlamentares, onde pude visitar a todos os estados brasileiros, a mais de 150 municípios, onde pudemos economizar R$ 5 bilhões, reaplicando tudo em mais serviços de saúde, nós entendemos que em função das dificuldades que encontram os partidos para definir seus apoiamentos, poderíamos colaborar oferecendo este nome, esta trajetória de 30 anos de vida pública, desde que eu fui prefeito da cidade de Maringá, eleito aos 28 anos, cinco mandatos de deputado federal, secretário da Indústria e Comércio do Paraná, uma trajetória que me permite colocar ao meu partido, que represento na seção do Paraná, que tem 4 deputados estaduais, que tem 5 deputados federais, que tem a governadora do Paraná, a progressista Cida Borghetti, trazer aos senhores esta reflexão, que faço internamente no meu partido, a quem comuniquei hoje dessa disposição, depois de longas e longas conversas que tenho feito há várias semanas internamente no partido. Mas fica aqui esta minha disposição, este meu desprendimento, de poder ofertar mais uma opção nesse quadro que passa o Brasil para que nós possamos ter a oportunidade de, numa ampla aliança de centro, oferecer ao Brasil uma nova opção para concorrer à presidência da República. Portanto, eu deixo aqui o meu pedido de apoio interno ao partido e posteriormente partiremos para as negociações com as outras legendas”.
O texto que circula por WhatsApp é este: “Caros colegas progressistas. Neste momento da vida pública brasileira, coloco meu nome à disposição do partido para uma candidatura à Presidência da República. Estou completando 30 anos de vida pública. Prefeito de Maringá – PR, cinco mandatos de Deputado Federal, Relator Geral do Orçamento da União, Secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ministro de Estado da Saúde. Uma trajetória de gestão eficiente e comprometimento no trato com o poder público. Tenho consciência que estamos próximos à decisão, mas também sei que há uma oportunidade de ocupar o espaço que ainda é procurado por diversos partidos que buscam uma candidatura de centro para apoiar. Peço a todos os progressistas que avaliem este gesto de desprendimento com o qual inicio este debate. Muito obrigado. Ricardo Barros – Deputado Federal”.

Advertisement
Advertisement