Busca e apreensão em Paranavaí

A juíza Josiane Palveski Borges, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Paranavaí, determinou ontem busca e apreensão na empresa e na casa do ex-secretário de Comunicação Social Jorge Roberto Pereira da Silva, e do também jornalista Francisco Antônio Andrello Lopes Ramos, do blog Taturana.

Os mandados, cumpridos por três oficiais e policiais da PMPR, fazem parte de ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo município de Paranavaí contra os dois jornalistas e as empresas Somar Editora Ltda. e Trade Comunicação Ltda., esta última de Curitiba.
Foram apreendidos exemplares do jornal Panorama, computadores (desktops e notebooks) e aparelhos de celular. Por quase cinco horas os bens apreendidos ficaram indevidamente em poder do município, autor da ação, entregues pelos oficiais de justiça no Fórum ao procurador-geral do município, Benjamin Marçal Costa, pelo fato de o mandado estar digitado equivocadamente pelo estagiário do cartório da Vara Cível, quando deveriam ter permanecido em depósito no Judiciário. A juíza Camila de Brito Formolo determinou que o procurador-geral do município fizesse a devolução imediata dos itens apreendidos.
Os materiais – incluindo pen drives e carregadores – foram apreendidos de manhã e devolvidos por volta das 17h. Consta que imagens que estavam nos computadores teriam sido vazadas.
Na casa do blogueiro Chico Ramos foi encontrada uma arma de fogo (garrucha antiga) e sem registro, o que ocasionou a ordem para comparecimento à delegacia de polícia. Jorge Roberto, que iniciou sua carreira jornalística em Maringá, foi assessor do ex-deputado Teruo Kato.
Segundo o blog apurou, a ação, que tramita em segredo de justiça, investiga supostas irregularidades na Secretaria de Comunicação daquela prefeitura entre os anos de 2013 a 2017. A suspeita é de que houve direcionamento de licitação, que teria causado desvio de R$ 750 mil.
Na empresa Trade, que tem sede em Curitiba, trabalharia uma filha do ex-secretário Jorge Roberto. A ação civil pública foi ajuizada a pedido do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, o delegado-licenciado KIQ, após a Procuradoria-Geral ter promovido uma auditoria naquela secretaria.
Em março deste ano Jorge Roberto e Chico Ramos ajuizaram perante a 2ª Vara Cível de Paranavaí, em processo que é público, ação de indenização por danos morais contra o prefeito e delegado-licenciado porque este usou de sua página no Facebook para fazer comentários supostamente agressivos às pessoas dos dois jornalistas, motivado por uma publicação no blog Taturana com o título “Acredite quem quiser”, na qual os jornalistas diziam da possibilidade de KIQ, durante o período eleitoral deste ano, se estivesse com a imagem desgastada, licenciar-se da prefeitura para que assumisse a vice, Jeanne Kato, que então faria algumas mudanças na prefeitura e, juntos, apoiariam a candidatura do deputado estadual Tião Medeiros à reeleição.

Advertisement
Advertisement