Hospital Memorial Uningá se torna referência em cirurgias bariátricas

Além de prestar atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, nas suas mais diversas especialidades, o Hospital Memorial Uningá agora é referência também em cirurgias bariátricas ou cirurgias para obesidade grau 3 no SUS. O hospital está realizando em média 20 cirurgias por mês, atendendo pacientes de toda a região macro noroeste do Paraná.

A cirurgia bariátrica, também conhecida como redução de estômago, tem sido muito procurada, visto que, dos mais de 206 milhões de brasileiros, 1,6 milhão apresenta obesidade grave, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Vale ressaltar que, desses 1,6 milhão de obesos graves, 75,5% são pacientes do SUS, que hoje ainda apresenta dificuldades de acesso e filas de espera, agravando o risco de novas morbidades e complicações futuras a eles.
Segundo dados da SBCBM, cerca de 105 mil cirurgias de redução foram feitas em 2017 no Brasil, e se comparado com 2016, teve um aumento de 5,6%.
De acordo com a diretora técnica do hospital, a médica anestesiologista dra. Raquel Gobbi de Oliveira, esse é mais um passo importante que se dá em busca de uma saúde de qualidade a oferecer à população. “Somos referência por atender, em sua maioria pacientes do SUS encaminhados pelas UPAs e UBSs de Maringá e região, e hoje passamos a atender também esses casos que esperam tanto tempo na fila aguardando uma vaga para fazer a cirurgia bariátrica”, afirma ela.
O Hospital Memorial Uningá conta com os cirurgiões Dr. Pablo Gonçalves de Souza e dr. Leonidas Favero Neto, na equipe de cirurgias bariátricas, e aqueles que precisam da cirurgia bariátrica, devem procurar a Secretaria de Saúde da cidade e seguir as orientações para entrar na fila.

Advertisement
Advertisement