Criança picada por escorpião em cmei foi medicada e está sob observação

A Secretaria de Educação de Maringá divulgou nota informando que criança de 4 anos, aluna do Centro Municipal de Educação Infantil Afonso Vidal Cezar, na Vila Morangueira, foi picada na mão direita por escorpião preto na manhã de hoje, quando estava em atividade recreativa no pátio da unidade de ensino.

Socorrida por uma unidade do Samu, a criança foi levada para a UPA da Zona Norte e medicada. Está estável e permanecerá sob observação nas próximas seis horas. Segundo a prefeitura, em 5 de maio passado a equipe do Controle de Zoonoses, da Secretaria da Saúde, realizou vistoria e dedetização do cmei. O procedimento tem validade de 6 meses. As vistorias em unidades da rede municipal de ensino são realizadas rotineiramente e os profissionais de educação orientados sobre cuidados e prevenção em situações de acidentes, especialmente com escorpiões. O escorpião preto é menos perigoso que o amarelo, mas não se deve negligenciar sua prevenção. No caso da criança picada, o escorpião foi capturado.
A Secretaria de Saúde mantém alerta para os riscos com animais peçonhentos, com buscas ativas. Este ano, já foram recolhidos 393 escorpiões, sendo 364 amarelos (espécie serrulatus), 28 pretos (Tityus bahiensis), um ananteris, enquanto em 2017, foram 293 recolhidos; destes, 232 amarelos, 59 preto e dois ananteris.

Advertisement
Advertisement