Causa dos animais

A convite do vereador Flávio Mantovani, que fez a gentileza de, com seu carro, passar na nossa empresa e me levar para visitar a sede da Diretoria do Bem-Estar animal, apresentando o diretor Marco Antonio, conheci um pouco mais do trabalho realizado na atual gestão, com apoio direto do prefeito Ulisses Maia.

Mantovani não poupou elogios à atual administração, a Ulisses, em particular. Conversamos bastante, mostram dados comparativos entre o que foi feito em gestões anteriores e na atual. Com seu jeitão de falar, Flávio disse: O prefeito é ‘phoda’ (lembrei de Tatá Verneck no Faustão). Não há dúvidas que os animais estão sendo bem tratados.
E por que tratar bem nos animais? Há quem não goste, mas considero que os animais têm causa, a causa primária de todas as coisas, inteligência suprema, que é Deus. Os animais têm alma com gente? A Gazeta do povo fez uma matéria sobre isso aqui, e podemos obter mais respostas com vemos a seguir: Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?- Sim, e que sobrevive ao corpo. Esse princípio é uma alma semelhante à do homem? É também uma alma, se o quiserdes: isso depende do sentido em que se tome a palavra; mas é inferior à do homem. Há, entre a alma dos animais e a do homem, tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma? Sua individualidade, sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente. A alma dos animais pode escolher a espécie em que prefira encarnar-se? Não; ela não tem o livre-arbítrio.A alma do animal, sobrevivendo ao corpo, fica num estado errante como a do homem após a morte? Fica numa espécie de erraticidade, pois não está unida a um corpo. Mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. É a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito. O Espírito do animal é classificado, após a morte, pelos Espíritos incumbidos disso e utilizado quase imediatamente; não dispõe de tempo para se pôr em relação com outras criaturas. Os animais seguem uma lei progressiva como os homens? Sim, e é por isso que nos mundos superiores onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios de comunicação mais desenvolvidos. São, porém, sempre inferiores e submetidos aos homens, sendo, para estes, servidores inteligentes. Nada há nisso de extraordinário. Suponhamos os nossos animais de maior inteligência, como o cão, o elefante, o cavalo, dotados de uma conformação apropriada aos trabalhos manuais. O que não poderiam fazer sob a direção do homem? Fonte aqui.
E concluindo, digo eu, Akino, cuidar dos animais é, proporcionalmente, importante como cuidar de seres humanos. Óbvio que os seres humanos são prioritários, mas cuidar de animais custa bem menos. Façamos cada um a nossa parte. Coloco-me à disposição para colaborador naquilo que estiver ao meu alcance. Os cuidadores, e tenho pessoas na nossa família, merecem todo nosso respeito e admiração.
PS: O título foi propositalmente mudado em virtude da primeira pergunta que Alan Kardec fez aos Espíritos Superiores, quando da codificação da Doutrina Espírita. O que é Deus? E a resposta foi: Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Notem que a pergunta não foi quem é, que é diferente do ‘que é’. Logo…
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement