O que realmente interessa na educação infantil inicial

Estive semana passada na Seduc, a convite da Secretaria Valkíria, que juntamente com a diretora Maria Inez, me receberam muito bem, apresentando um panorama das ações da Seduc e os esforços que estão sendo feito para que a educação atinja as metas e as propostas de campanha do prefeito Ulisses Maia, e seu vice, Edson Scabora, sejam cumpridas.

Foi uma conversa de mais de uma hora e meia, onde algumas arestas foram aparadas, dúvidas dirimidas e pude contribuir com sugestões que elas receberam muito bem. Fiquei satisfeito.
A propósito de educação infantil, vejamos uma matéria: O que está acontecendo com os adultos? E, acima de tudo, o que está acontecendo com as crianças hoje em dia? É que todos têm muitos amigos porque usam seus celulares sem parar? Ou talvez simplesmente não saibamos como viver sem o nosso telefone, e cada dia isso se torna mais fora do nosso controle?Há estatísticas que devem nos fazer parar e pensar, como as apresentadas pela psicoterapeuta canadense Victoria Prooday. Ela lista alguns dados que podem nos ajudar a entender a situação da juventude hoje: 1 em cada 5 crianças tem problemas de saúde mental.A prevalência do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) aumentou 43% entre 2003 e 2011. A depressão entre adolescentes aumentou 37% entre 2005 e 2014. A taxa de suicídio cresceu 200% entre as crianças de 10 a 14 anos na última década. É um erro terrível pensar que simplesmente usar vários aplicativos é uma maneira adequada para que as crianças se preparem para enfrentar o presente – e muito menos o futuro – de forma efetiva e tranquila. Leia mais aqui.
Voltando à visita à Seduc, Valkiria e Maria Ines, deixaram as portas da Seduc abertas para novas visitas, e sugestões que possam contribuir. Esta semana, pretendo pedir uma audiência, a fim de apresentar novas sugestões, dentro do propósito de alcançarmos o melhor para a administração, como um todo. Tenho esperanças no sucesso.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement