Maringá lidera ranking

A imprensa repercute desde ontem o ranking das melhores cidades do país, com base no levantamento da Macroplan, divulgado pela revista Exame, liderado pela segunda vez seguida por Maringá.

A consultoria Macroplan criou um índice que leva em conta 15 indicadores de educação, saúde, segurança e saneamento básico. O estudo mostrou boas notícias. Maringá lidera com base no conjunto da obra, já que não ficou em primeiro em nenhuma das quatro áreas analisadas; em saneamento e sustentabilidade, por exemplo, fica atrás de Santos (SP).
A receita tributária do município é 880 reais por habitante e o investimento per capita, 350 reais. São números menores do que os de Niterói, que tem o maior investimento por habitante, quase R$ 780 e receita tributária per capita de quase R$ 1,5 mil, mas ocupa a 38ª posição.
Maringá tem a terceira menor taxa de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (224 por cem mil habitantes) e 17ª menor taxa de homicídios (10 mortes por cem mil habitantes). E em educação, os alunos da rede pública do Fundamental I tem a segunda melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Como o ranking foi construído com base em números de 2017, não é preciso dizer que a posição vem sendo comemorada no paço municipal.
PS – Quem lê o blog sabia da notícia desde o mês passado.

Advertisement
Advertisement