Imprensa livre, garantia democrática

Por Rogério Lorenzetti:

Sou um defensor incondicional da imprensa livre. Por mais que agentes políticos sofram, ela sempre será uma garantia de que leis sejam observadas e cumpridas, e a população terá um canal para denunciar algum tipo de desconforto ou oportunismo.

Durante o exercício dos cargos públicos respeitei sempre esta condição, mesmo sofrendo críticas exacerbadas, por vezes injustas, não usei o cargo para intimidar quem quer que fosse, e não me arrependo disso.
Poucas vezes usei o direito de defesa, embora considerando algumas citações injustas e pouco inteligentes, pois tentavam atingir a mim e acertavam a cidade.
O tempo se encarregou de mostrar os números produzidos naquele período administrativo, que colocaram Paranavaí entre as cidades com maior índice de desenvolvimento em saúde, educação, emprego e renda do Paraná e do Brasil ao final da segunda gestão, segundo o índice FIRJAN (divulgado recentemente, com dados baseados no ano de 2016, último da minha gestão).
Fiz meu trabalho da melhor forma possível. Embora tendo recebido uma cidade com sérios problemas de infraestrutura e gestão, entreguei ela com a maioria dos problemas resolvidos, muitas obras concluídas e em andamento, saneada financeiramente e com recursos em caixa para continuar o desenvolvimento.
Não foi tarefa fácil, sempre acompanhada de críticas (muitas injustas e com pouco conhecimento do tema) mas sempre conduzi o município com a maior transparência possível, possibilitando a todos (inclusive adversários e a imprensa) usar dados e números produzidos para exercer a livre opinião sobre a administração.
Uma imprensa sem amarras é a base da liberdade de expressão e uma vacina contra atos autoritários dos governantes de plantão. O grande desafio dos governos é contrapor eventuais exageros por meio de ampla divulgação dos atos e resultados das ações governamentais, cumprindo dispositivo constitucional da publicidade.
Lembrando a máxima: “notícia é aquela que desagrada alguém, o resto é propaganda”, respeitar a liberdade de imprensa é uma garantia da democracia.
_________________________
(*) Rogério Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016. Pré-candidato a deputado federal pelo Paraná.

Advertisement
Advertisement