Museu Esportivo abre nesta terça a exposição ‘Kaltoé no Esporte’

O cartunista maringaense Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, terá dez de seus trabalhos expostos no Museu Esportivo de Maringá, a maior parte deles relacionados ao esporte. O lançamento da exposição, permanente, será amanhã, terça, às 17h30.

São obras das décadas de 1970; de 1980, estas publicadas nos extintos jornais “Gazeta Maringaense” e “Correio da Cidade” e na revista “Pois É”; dos anos 1990; e uma recente, de 2013, quando da visita do papa Francisco ao Brasil.
Kaltoé nasceu em Maringá, em 1953 e desenha desde criança. O talento e a vontade de seguir na profissão o levaram para o Rio de Janeiro, em 1972, onde fez trabalhos em agências, gráficas e editoras, tendo trabalhos publicados em jornais cariocas, inclusive no O Pasquim. Antes de retornar a Maringá, em 1981, Kaltoé trabalhou em Vitória, no Espírito Santo.
Em Maringá, fez cartuns para jornais e continuou publicando em veículos da imprensa nacional. Servidor público da Universidade Estadual de Maringá, Kaltoé segue sendo convidado para mostrar sua arte em exposições pelo Brasil. “Kaltoé é um artista que se expressa com rara sensibilidade. É um orgulho para a cidade ter um profissional tão criativo. Seus trabalhos contam a história de Maringá de forma crítica e irônica, leve e ao mesmo tempo com contundência. A maneira que encontramos para homenageá-lo é divulgar a sua arte no esporte com uma exposição permanente”, afirma o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula.
Endereço do Museu Esportivo de Maringá: rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415, esquina com avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé.

Advertisement
Advertisement