Respeito, resoluções e resultados

Por Luiz Gonzaga:

Há 30 anos no Paraná e conhecedor destas relações como cidadão, funcionário e ex A-acadêmico e diante dos rumos de decadência das IES paranaenses, resolvi emitir uma opinião ou análise sobre a ótica do que precisa ser feito.

É preciso estabelecer objetivos e metas claras com o sistema educacional Paranaense de forma compartilhada, onde o Governo cumpra o papel de garantir ensino público de qualidade em todos os níveis e ao mesmo tempo exija das instituições cumprimento de metas, estabelecidas em conjunto com a sociedade civil organizada. Em nível das universidades é necessário e urgente um plano de trabalho onde haja a melhoria da qualidade do ensino,pesquisa e extensão e que as universidades assumam o compromisso de realizar projetos (ensino, pesquisas e extensão) que atendam as demandas das comunidades em prol do desenvolvimento e crescimento econômico e qualidade de vida.
É necessário melhorar e otimizar os investimentos, mas também é obrigação das IES devolver resultados práticos em escala e qualidade que justifique tais investimentos, é definir em conjunto com as instituições representativas da sociedade, as verdadeiras demandas de curto, médio e longo prazo e se por em ação para solução dos problemas diagnosticados. Em fim, ou se fala um linguagem de respeito, resoluções e resultados pré estabelecidos, ou continuaremos numa relação de faz de conta. O governo/ sociedade faz de conta que pagam e as Universidades fazem de conta que cumprem as funções, num embate e debate onde todos nós somos prejudicados. Salvo poucas exceções, todas as partes podem e devem fazer muito mais.
________
(*) Luiz Gonzaga é zootecnista e professor na Unicentro/Guarapuava

Advertisement
Advertisement