De favorito a quase imbatível

Nas duas últimas pesquisas do Ibope para o governo do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) deu um salto nas últimas semanas e passou da condição de favorito para candidato quase imbatível. A opinião é do jornalista Rogerio Galindo, da Gazeta do Povo.

Escreveu ele que a nova rodada mostra o deputado com 61% dos votos válidos – onze pontos acima do necessário para liquidar a fatura já no primeiro turno.
Todos os números são favoráveis a Ratinho Jr.. Nos votos totais (ou seja, antes de se descartarem nulos, brancos e indecisos), o deputado do PSD aparece com 42% da preferência. Tem uma diferença de 29 pontos para a segunda colocada, Cida Borghetti (PP) – um abismo que, além de grande, estaria aumentando.
Mesmo que Cida conseguisse a proeza de passar para o segundo turno, o cenário não parece muito mais favorável à sua reeleição. Nos votos válidos da simulação de segundo turno, Cida teria apenas um voto para cada três de Ratinho: 74% dos votos seriam dele.
A impressão que se tem é de que Ratinho teve um pulo súbito com o início do horário eleitoral e a divulgação da primeira pesquisa, duas semanas atrás. O que poderia explicar isso? Cida, por um lado, tem desempenhado muito mal em debates e apresentações ao vivo: seria esse o motivo da perda de votos? Leia mais.

Advertisement
Advertisement