Estudantes participam de mesa redonda sobre a Constituição

Prestes a completar 30 anos de existência, a Constituição Federal do Brasil foi tema de uma mesa redonda na Câmara de Maringá, na manhã de hoje.

O encontro reuniu o juiz federal Anderson Furlan, os professores universitários Carla Almeida (doutora em Ciências Sociais) e Reginaldo Dias (pós-doutor em História) com alunos do ensino médio do Colégio São Francisco Xavier e do Instituto Estadual de Educação de Maringá.
O evento integra a programação da Semana da Pátria, promovida pela Câmara desde o dia 3. O bate-papo rendeu vários comentários sobre as diferentes Constituições vividas pelo Brasil e a comparação com a atual Carta Magna. Segundo Carla, a Constituição de 1988 é inédita em relação às anteriores porque envolveu mais pessoas, distribuídas em diferentes segmentos da sociedade, e não apenas o grupo de ricos e poderosos.
“Ela é a expressão dos interesses apresentados por diferentes categorias representados na Assembléia Constituinte daquela época. Com o passar dos anos, recebeu emendas que a sociedade considerou necessárias como, por exemplo, a formalização dos empregados domésticos que garantiu os direitos a essa categoria de trabalhadores”, comentou Furlan.
Embora a atual Constituição Brasileira seja uma conquista pela superação da ditadura militar, ela ainda permite que o país seja um dos mais desiguais no quesito distribuição de renda. Na opinião dos debatedores, somente uma reforma tributária profunda pode amenizar esse problema, que é antigo.
Os estudantes participaram com dúvidas e foram lembrados que sua geração poderá mudar a nossa realidade e o voto consciente faz parte do processo. A Semana da Pátria, da Câmara Municipal, terminará amanhã, às 19 horas, com a sessão da Câmara Mirim, no plenário do Legislativo.

Advertisement
Advertisement