O que vem e o que pode vir por aí com a próxima pesquisa

Do Analista dos Planaltos, via blog do Zé Beto:

Como aqui profetizado e previsto, nesta altura do campeonato 90% dos prefeitos que prometeram apoio e amor eterno para Beto Richa já debandaram.

E ao sabor e influência das pesquisas, como igualmente previsto (e não precisa ser nenhuma pitonisa, Mãe Dinah ou Carlinhos Vidente), a absoluta maioria dos prefeitos de pequenos e médios municípios já trocou nos bastidores a candidatura de Cida por Ratinho e com a bênção dos deputados da coligação da governadora que nem fazem questão de disfarçar.
A pesquisa do Ibope a ser divulgada nesta semana, se não ocorrer nenhuma impugnação, terá dois efeitos possíveis: o primeiro, se positiva para Ratinho, acelerar a corrida para a já congestionada campanha; o segundo, se apresentar queda de Ratinho, animar os que acreditam na possibilidade de segundo turno, hoje pouco provável mas não impossível – e aí é um terceiro tempo onde tudo zera, igualdade de espaço na mídia e debates cara a cara.
Quanto ao Senado, a pesquisa deverá mostrar que a candidatura de Beto já derreteu (ele foi aconselhado em tempo a concorrer para deputado federal, mas recusou). Requião ainda lidera, mas já tem Flavio Arns próximo; vamos saber quanto. Oriovisto cresce e poderá surpreender com os sólidos apoios e a boa propaganda, assim como Alex Canziani beneficiado pela queda de Richa.
Em tudo há uma ressalva: as pesquisas têm errado demais e os pesquisados relutam em revelar seus candidatos, assim como o é ainda grande o número de indecisos. Tudo converge para a primeira semana de outubro.

Advertisement
Advertisement