TCCC reforma ônibus do Hemocentro

Desde 2001, o Hemocentro Regional de Maringá, anexo ao Hospital Universitário Regional, conta com uma unidade móvel. Trata-se de um ônibus adaptado para a realização de captação de sangue, que foi doado pela empresa Transporte Coletivo Cidade Canção, de Maringá.

Este ano o veículo passou por uma reforma que contou com pintura, instalação de piso e ar-condicionado novos, possibilitando mais conforto, apoio e incentivo à doação de sangue. A iniciativa será lançada hoje, no Terminal Urbano de Transporte Coletivo, às 9h.
A unidade móvel doada pela TCCC chegou ao Hemocentro ema 4 de junho de 2001, há 17 anos. A primeira coleta foi realizada no mês seguinte e ajudou a intensificar as doações externas. De 2001 a 2018, o número de doadores atendidos pelo Hemocentro foi de 224.293. Deste total, 63.390 foram atendidos em coletas externas; sendo que 976 das doações foram feitas na unidade móvel, o que significa quase 2,3% do total.
“Nos dois primeiros anos (2001 e 2002), o Hemocentro passou por um período de organização, divulgação e ampliação de coletas externas. De 2003 a 2007, essas coletas correspondiam a, aproximadamente, 50% do estoque da instituição. Entre 2008 e 2013, representavam 35% do estoque; e de 2014 a 2018, 14% do estoque. Por isso, a ideia de reformar a Unidade Móvel que não é só importante para o aumento das coletas, ela tem um papel muito significativo na divulgação do Hemocentro”, explicou a assistente social Tereza Paulique.
Segundo o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, a empresa atua em Maringá desde maio de 1975 e tem inúmeras iniciativas nas áreas sociais da cidade. A equipe constantemente avalia onde pode aprimorar, atualizar e manter seu compromisso de oferecer não só transporte de qualidade mas apoiar a comunidade. “Recentemente soubemos do destaque do Hemocentro de Maringá, que atua com qualidade total e tem servido até mesmo outras regiões do Estado. Por causa disso, precisa diariamente de, no mínimo, 50 doadores. Assim, é fundamental atuar em coletas externas”, afirma Jacomelli.
Desta forma, a TCCC e o Hemocentro juntaram forças para reformar ônibus e ampliar a capacidade de receber os doadores com conforto. Afinal, “as pessoas que doam sangue salvam vidas, por isso, merecem ser atendidas da melhor maneira possível”, finaliza Tereza Paulique.

Advertisement
Advertisement