Livro comemora 50 anos de AABB

A AABB Maringá lançará no dia 14 de novembro o livro comemorativo aos seus 50 anos de fundação, com o título Associação Atlética Banco do Brasil – Maringá: meio século de história.

O livro, escrito pelo professor universitário e ex-presidente do clube Roldão Alves de Moura, em coautoria com o pesquisador da história de Maringá e região Marco Antonio Deprá, ambos aposentados do Banco do Brasil, aborda a história de Maringá tendo por base um documento inédito contendo inúmeros dados e informações sobre a cidade com apenas cinco anos de fundação.

O documento, que está reproduzido no livro, é um relatório elaborado em 1952 por funcionário do Banco do Brasil, lotado à época em Cornélio Procópio, encarregado de levantar dados e informações sobre Maringá com vistas à instalação da agência do BB. O relatório descreve, com detalhes, por exemplo, a existência na cidade, então com 16 mil habitantes na área urbana e 60 mil na área rural, o número de automóveis de aluguel, charretes, automóveis particulares, caminhões, carroças e bicicletas. Além disso, registra dados referentes ao número de escolas, clubes, bancos, botequins, bazares, atelier de fotografia, pensões, hotéis, armazéns de secos e molhados, selarias, alfaiatarias, serrarias, hospitais, farmácias, médicos e dentistas.

A história do Banco do Brasil e da agência do BB em Maringá é contada em capítulo próprio, com destaque à participação do banco no desenvolvimento do município e da região, e do engajamento de seus funcionários na sociedade maringaense, voltados para atividades diversas como filantrópicas, educacionais, políticas, sindicais e cooperativistas. Fatos pitorescos que marcaram a presença do BB em Maringá são ilustrados no livro, dentre eles, o assalto à agência ocorrido em novembro de 1972, narrado por um dos protagonistas do episódio, hoje aposentado. A obra destaca, ainda, a dedicação de seus funcionários no desenvolvimento da região, abordando a ativa participação dos gerentes Mario Bulhões da Fonseca e Remo Longo na liderança junto à classe empresarial e ruralista.

Para contar a história do Clube, os autores se valeram das contribuições dos jornalistas Edivaldo Magro, Adauri Antunes Barbosa, Lenin Schimidt, José Antonio Moscardi, Kelly Moraes e Juliana Daibert quando, ao longo da existência do clube, editaram informativos e revistas especiais. Moscardi e Juliana Daibert, em momentos comemorativos do clube (jubileu de prata e jubileu de ouro), entrevistaram ex-funcionários do BB e ex-dirigentes, com testemunhos ricos em detalhes sobre os aspectos mais importantes da vida do clube, da agência do Banco do Brasil e da própria cidade de Maringá. Num desses depoimentos o funcionário Lauro Simas de Alencar (integrante da primeira turma de funcionários locais do BB), conta as particularidades do dia a dia da cidade ainda em sua infância, principalmente histórias hilárias relacionadas com funcionários e clientes no primeiro prédio do BB, na esquina das Avenidas Duque de Caixas e XV de Novembro.

A história do clube tem passagens interessantes descritas por seus próprios protagonistas, cada um lembrando detalhes da vida do clube ao longo de seus 50 anos, como os eventos esportivos, as conquistas em diversas modalidades, as promoções sociais e culturais e os investimentos para melhorias nas instalações da associação.

As trajetórias da agência do BB e da AABB se confundem com a história de Maringá, materializadas pela interação de seus dirigentes e funcionários com a comunidade maringaense, participando intensamente das principais atividades do município e deixando legados importantes para as futuras gerações. O livro, com 384 páginas, ilustrado com mais de 180 fotos, retrata o primeiro cinquentenário do clube possibilitando uma verdadeira viagem ao túnel do tempo.

OS AUTORES
Roldão Alves de Moura, nascido em Nova Esperança, trabalhou no Banco do Estado do Paraná (1972) e no Banco Nacional de Crédito Cooperativo (1974), ambos em Maringá. Ingressou no Banco do Brasil em 21 de agosto de 1975, na agência de Nova Esperança. É ex-presidente da AABB Maringá. Foi presidente do Conselho Deliberativo, vice-presidente financeiro, vice-presidente social diretor cultural da AABB Maringá. Editou o informativo da AABB Maringá (Gazeta Abebeana) por mais de uma década. Foi um dos fundadores da CoofbramM – Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil em Maringá. Trabalhou nas agências do BB em Nova Esperança, Jandaia do Sul), Campinas (SP), Maringá (agência e Cesec), Brasília-DF (Direção Geral), Paiçandu e Cascavel-, onde se aposentou como advogado da instituição. Atualmente é professor da Uninove – Universidade Nove de Julho, em São Paulo, ministrando as disciplinas de Direito Empresarial e Direitos Difusos e Coletivos (Consumidor, Ambiental e ECA). Mestre em Direito Ambiental e Doutor em Direito do Consumidor, está cursando Pós-Doutorado em Direitos Humanos e Democracia na Universidade de Coimbra – Portugal. É autor do livro “Ética no Meio Ambiente do Trabalho”.

Marco Antonio Deprá, nascido em LondrinaR, é diplomado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduado em Gestão Estratégica – Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou no Banco do Brasil de 1974 a 2008, nas cidades de Maringá, Londrina, Nova Esperança, Apucarana e Cianorte, onde aposentou como Gerente de Administração. Na mesma empresa, também atuou como educador corporativo em diversas regiões do país entre os anos de 1987 e 2002. Amante de história participou do Projeto Garimpo, iniciativa de um grupo de amigos que realizou 70 entrevistas em vídeo com pioneiros de Nova Esperança, no Paraná, entre os anos 2000 e 2002. Atualmente é pesquisador da história de Maringá e região.

O lançamento do livro ocorrerá durante o jantar em comemoração ao aniversário da fundação da associação, no salão social da AABB Maringá, em 14 de novembro. As reservas de convites, que incluem jantar e livro, poderão ser feitas diretamente no clube ou pelo telefone (44) 3224-1224 ou aabbmaringa@gmail.com

Advertisement
Advertisement