Integração: Preso ligado à Viapar também apela a Gilmar Mendes

Diretor-presidente da Viapar entre janeiro de 2015 a junho de 2018, José Camilo Teixeira Carvalho (foto) entrou na fila de presos que tentam um habeas corpus via Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal. Carvalho foi preso temporariamente durante a segunda fase da Operação Integração, deflagrada no último dia 26.

No sábado, a pedido do Ministério Público Federal, o juiz federal Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Criminal de Curitiba, prorrogou a prisão temporária do ex-representante da concessionária de pedágio – mais cinco dias. A informação é de Catarina Scortecci, na Gazeta do Povo.
Também no sábado, a defesa de Carvalho protocolou uma petição diretamente na ADPF 444, cuja relatoria é de Gilmar Mendes, notório crítico de prisões no bojo de procedimentos investigatórios – etapa anterior à sentença. Para assegurar que o caso fique com Mendes – e não seja distribuído livremente entre os demais membros da Corte -, Carvalho seguiu os passos da defesa do ex-governador do Paraná e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB). Preso no último dia 11 pela Operação Rádio Patrulha, o tucano acabou solto quatro dias depois, após obter um HC de ofício, assinado por Gilmar Mendes. Carvalho está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo MPF porque teria participado de um esquema de corrupção envolvendo as concessionárias de pedágio que atuam nas rodovias do Anel de Integração e agentes públicos.

Advertisement
Advertisement