Refrigerante Yê Yê Yê

Quem se lembra do Refrigerante Yê Yê Yê?
O suco era vendido em saquinho plástico que já vinha com o canudinho embutido. Lembro-me dos sabores uva, limão e laranja.

A molecada tomava o suco e depois soprava no canudinho para encher o saquinho. Aí então, com uma pisada, estourava o saquinho dando um susto em quem estava por perto.
Inicialmente a família Takishima produzia o suco em Campo Mourão. Depois, transferiu a fábrica para Maringá, na rua Santos Dumont, entre a rua Itapiru, atual Octávio Perioto, e a Avenida São Paulo. O produto foi comercializado entre meados da década de 1960 e início da década seguinte.
A família Takishima também foi proprietária de uma sorveteria instalada próxima à Praça da Patinação, na avenidaCerro Azul, e da Sorveteria Urso Polar, na rua Joubert de Carvalho, entre a avenida Paraná e a rua Basílio Saltchuk.
O patriarca da família, Toyoki Takishima, faleceu em 11 de julho de 1975, aos 52 anos, em um acidente na esquina de casa onde morava, no cruzamento das ruas Antonio Salema e Vaz Caminha. Parte da família ainda reside em Maringá.
Marco Antonio Deprá

Advertisement
Advertisement