Sema confirma remoção ilegal de árvore e multa responsável pelo corte

Fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e Bem Estar Animal confirmaram a remoção irregular de árvore da espécie sibipiruna em frente a um estabelecimento comercial na avenida Kakogawa, 1.701, divulgada ontem pelo blog.

Estima-se que a árvore tinha cerca de 20 anos e estava sadia. Não havia registro de problemas com a árvore, de sanidade ou risco de queda, no serviço 156 (Ouvidoria Municipal), que faz a triagem de reclamações sobre a arborização ou outras demandas de responsabilidade do município. O veículo da Guarda Municipal que aparece na foto foi ao local a pedido de morador, que denunciou o corte ilegal da árvore.
Agentes da GM fizeram um auto de constatação, posteriormente encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente. O responsável pelo corte foi multado em R$ 2 mil e em 30 dias deve providenciar o plantio de outra sibipiruna no local, sob pena do valor da multa dobrar. Importante esclarecer que, apesar da existência de lei (10510/2017) permitindo a contratação de empresa para a realização de poda, corte e remoção de árvore, nenhuma ainda se cadastrou na Prefeitura de Maringá para a execução desse tipo de serviço, conforme exigência legal. A empresa que fez o corte e remoção da árvore de forma irregular será notificada sobre as condições previstas na lei para execução desse tipo de trabalho. Caso seja reincidente, o que ainda não foi constatado, receberá multa de R$ 2 mil.

Advertisement
Advertisement