Líder do PSD na Alep questiona cancelamento de convênios do governo do PR com municípios

Na primeira semana de julho deste ano, a base da governadora Cida Borghetti (PP) na Assembleia Legislativa do Paraná conseguiu aprovar o pedido de regime de urgência para a votação de um projeto que alterou as regras para o repasse de recursos do Estado aos municípios. Na época da votação, o grupo de deputados liderados pelo então pré-candidato ao governo do Paraná, Ratinho Júnior, foi contra alegando que a proposta do governo era ilegal e “eleitoreira”, porque permitiria o repasse de recursos aos municípios sem a medição das obras. Agora os convênios estão sendo cancelados pelo governo.

No último dia 23, o deputado Márcio Nunes (foto) encaminhou pedido de informações ao governo para esclarecimentos acerca dos cancelamentos. Segundo o líder do PSD na Alep, “já foram cancelados 139 convênios, sem explicação”. Ele questiona o cancelamento e apresenta algumas dúvidas. “O projeto do governo, que fomos contra, liberava recursos de financiamento de até 20% para obras e até 100% para aquisição de bens sem licitação prévia e sem comprovação da medição mínima. Isso é ilegal e imoral. Agora, o governo cancela e não diz o motivo, nem informa se os municípios já receberam algum percentual. Foi claramente uma medida com objetivo eleitoreiro e que agora pode estar sendo cancelada por falta de recursos, o que também é grave”, afirmou.
Outro ponto questionado pelo deputado é a possibilidade de esses convênios estarem sendo cancelados com decisão política. “No projeto, o poder discricionário é do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros II, que é cunhado da governadora. Ou seja, podemos ter o cunhado da governadora orientando, sem critério técnico, sem medição prévia, para onde e qual o percentual dos recursos que serão liberados, ou simplesmente cancelando também sem critérios”, criticou Nunes.


Alguns dos convênios cancelados. Estaria o governo Cida sem dinheiro em caixa?

Advertisement
Advertisement