Superministérios e super secretarias

A ideia de Bolsonaro e Ratinho de reduzirem ministérios e secretarias, na prática criando ‘supers’, poderia servir de inspiração para a administração Ulisses/Scabora.

Penso que é preciso enxugar, reduzir o número de cabeças, nem sempre pensantes, muitas vezes destoantes. Sempre me bati que secretarias como a da Mulher, não deveria existir, pois reforça o preconceito, destacando a suposta inferioridade das mulheres. Se é para ter Secretaria da Mulher, deveria ter dos homens. Das mulheres e homens, são todas as secretarias. Não gosto de nada que diga igualdade racial, direito de idosos, jovens e outras. Todos estão contemplados e em todas as secretarias, afinal todas são de relações com a comunidade.
Entendo que uma administração municipal deve ter ter quatro pilares: Saúde, Educação e Assistência Social, Obras e Serviços Públicos, que seriam as secretarias fins, salvo engano. em torno delas seriam agrupadas as demais.
Gestão, Fazenda, Planejamento, os pilares de sustentação do Gapre, que deveria ser bem mais enxuto, também. Um bom secretário, com bons diretores e gerentes, vale por dois ou três, digamos, ‘meia boca’ e há quem diga que tem muita gente ‘meia boca’, que faz muito quanto não atrapalha.
O tempo urge, mudanças são necessárias, mas é preciso coragem, disposição. Pode ser muito tarde, quando se acordar para uma realidade de salta aos olhos.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement