Estamos fundidos

Por Renato Terra:

Exultante com a fusão de pastas para a criação dos superministérios da Economia e da Justiça, o presidente eleito Jair Bolsonaro resolveu aplicar a mesma lógica em diversos setores da sociedade.

“Eu dei o primeiro tiro de alerta contra a Folha quando ameacei cortar a propaganda governamental de quem insistir em fazer jornalismo. Ficou o recado para os demais veículos, tá OK? Mas sou um humilde cordeiro de Deus e achei que a ideia poderia ser aperfeiçoada”, ponderou.
“Consultei Alexandre Frota, que sabe fundir como ninguém, e decidi pela fusão do jornalismo com assessoria de imprensa”, concluiu.
Sem camisa, Frota completou: “É isso aí: menos Brasília, mais Brasileirinhas”.
Em seguida, o capitão reformado pendurou na parede um quadro de Romero Britto em que se via o desenho estilizado de uma capa da Folha.
Assim que terminou de anunciar a fusão do jornalismo com assessoria de imprensa, o exemplar desceu pela moldura e foi triturado.
Com a fusão, Bolsonaro acredita na alternância democrática de notícias e releases.
“Depois do advento do WhatsApp, não precisamos mais da imprensa para ler fake news”, justificou, enquanto posava com crianças carentes para um ensaio fotográfico a ser publicado no portal R7.
Confrontado com suas críticas ao projeto de Controle Social da Mídia proposto pelo PT, ele foi enfático: “O grande problema ali era o uso da palavra ‘social’. Isso é atitude de bolivariano e a gente não vai tolerar. Controle da mídia tem que ser autocrático, moderno”.
Ao comentar a união dos ministérios da Agricultura com Meio Ambiente, o presidente eleito também anunciou a fusão de índio com quilombola e de sapo com jacaré.
“Assim a gente ganha espaço para liberar as terras para que a privatização da Amazônia aconteça dentro da lei”, explicou.
Paulo Guedes confirmou que Bolsonaro ainda estuda a fusão da Ponte Preta com o Guarani, de Moraes Moreira com Alceu Valença e do biscoito Globo com o jornal O Globo.
_____________
(*) Renato Terra é roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”. Publicado originalmente na Folha de S. Paulo.
(**) Ilustração de Débora Gonzales

Advertisement
Advertisement