Livro conta a história do Maringá Velho, o primeiro núcleo urbano

O livro “Histórias sobre o Maringá Velho”, do servidor público e historiador João Laércio Lopes Leal, será lançado sábado às 16 horas, no Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes (Teatro Calil Haddad), onde acontece exposição sobre o primeiro núcleo urbano maringaense.

As 155 páginas estão divididas entre documentos inéditos e fotografias do Acervo do Patrimônio Histórico Municipal historiando a primeira capela, escola, comércio, hotéis, habitações e demais prédios, alguns até hoje preservados, plantas urbanísticas, as telas do artista plástico alemão Edgar Osterroht entre outros elementos marcantes da memória da região. A obra conta com 500 exemplares que serão distribuídos nas bibliotecas e instituições de ensino.
João Laércio Lopes Leal lembra que, apesar de mais de 1 ano de trabalho, o livro proporcionou grande satisfação. “O objetivo desta obra é disponibilizar a história de nosso município para preservá-lo e valorizá-lo, além de perpetuar a memória de nossa cidade”.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.