Audiência debate Contorno Sul

As reivindicações feitas pela comunidade para melhorias no Contorno Sul de Maringá serão debatidas em mais uma audiência pública. O evento será realizado na segunda-feira, 12, com início às 19h30, no Centro Esportivo do Jardim São Silvestre.

Além do debate em relação as demandas apresentadas pelos moradores dos bairros do entorno, que se associam ao projeto de recapeamento da avenida Prefeito Sincler Sambatti já licitada, representantes da Prefeitura de Maringá também estarão presentes para acolher os pedidos e apresentar uma proposta definitiva de revitalização do Contorno Sul.
De acordo com o Fórum Mobilidade, trata-se de três discussões distintas relacionadas ao Contorno Sul. A primeira é sobre os pedidos da comunidade para implementação de melhorias nos bairros do entorno, que devem anteceder o recapeamento proposto e licitado pelo Executivo para avenida Sincler Sambatti, já que sem atendimento a essas demandas, seria questão de pouco tempo para a necessidade de um novo recapeamento.
A segunda discussão é como se dará o recapeamento da avenida Sincler Sambatti; a terceira discussão refere-se a um projeto vultoso de revitalização do Contorno Sul, idealizado pelo Executivo, para ser implementado em anos.
Como os moradores dos bairros das adjacências pedem urgência no atendimento de suas reclamações, a expectativa do Fórum Mobilidade – comitê que organiza o movimento de reivindicação e é formado por representantes da APGT 5, Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas de Maringá e Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá -, é do prefeito Ulisses Maia assumir, na ocasião da audiência, o compromisso público de atendimento as reivindicações da comunidade.
A segunda audiência pública foi organizada em conjunto pelo Fórum Mobilidade e Prefeitura. Em 9 de julho desse ano foi realizada a primeira audiência pública, quando a administração apresentou um pré-projeto para a revitalização, que foi rejeitado pela população.
Em 25 de outubro, membros do Fórum Mobilidade, representando os moradores dos bairros do entorno de toda extensão da avenida, se reuniram com o prefeito e apresentaram uma série de reivindicações a serem incluídas no projeto de recapeamento, entre as quais: execução de recapeamento; melhoraria na sinalização com semáforos para pedestres de três tempos; melhoraria na iluminação pública; inserção de faixas de pedestres (preferencialmente elevadas); acostamentos; regularização de calçadas com fiscalização e demarcação dos limites dos terrenos; galerias pluviais; redução da velocidade máxima e colocação de radares; ciclovias; construção de canteiro central; e abertura de ruas de acesso ao Contorno Sul nos bairros Jardins Araucária, Porto Seguro, Europa e Céu Azul, além de retornos para entrar nos bairros.
Em 31 de outubro (foto), representantes do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Maringá, lideranças das paróquias próximas ao Contorno Sul, pesquisadores do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, membros da Comissão de Representação do Fórum Mobilidade, estiveram com o prefeito e secretários municipais em uma visita técnica na avenida Prefeito Sincler Sambatti (Contorno Sul).
(Foto: Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá)

Advertisement
Advertisement