Consciência negra, não…

…talvez consciência pesada. Neste 20 de novembro é celebrado, no Brasil, o Dia da Consciência Negra, que, criado em 2003 como efeméride, foi incluído no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

Em estados que não aderiram à lei, a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. (fonte Wikipédia)
Faz sentido a expressão consciência negra? Penso que não. Primeiro precisamos entender o sentido de consciência que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que… Mas pode ter o mesmo significado que Alma, segundo a conscienciologia, e neste sentido, aprendemos que alma não tem cor. Alma, segundo a Doutrina Espírita e outras religiões princípio vital, o ser propriamente dito, imortal, que sobrevive à morte do corpo físico. Para Kardec, quando encarnados (vivos), somos uma alma que tem um corpo. Quando desencarnados (mortos), somos um espírito. Alma e Espirito, não têm cor. Como está escrito no O Livro dos Espíritos, questão 88, a aparência do Espírito é de uma chama, um clarão ou uma centelha etérea. Nós só vamos adquirir forma, nacionalidade, sexo, etc., quando encarnarmos. Nós (Espíritos) apenas utilizamos os corpos perispiritual e carnal. Utilizamos ambos quando estamos encarnados e o perispiritual quando estamos desencarnados. O casal que será nossos pais fará um corpo de carne, que terá a aparência segundo os genes deles e, lógico, segundo a necessidade de aprendizado do espírito que irá habitar aquele corpo: cor da pele, dos olhos, altura, etc.
Logo, se o sentido de consciência for Alma, não existe alma negra. Quem já não ouviu uma frase absurdamente preconceituosa (‘um preto de alma branca’). Se a intenção for a conscientização contra o preconceito racial, talvez o correto fosse consciência pesada, pelo que se ‘aprontou’ com a escravidão. Quanto ao feriado, é mais um motivo para se emendar com o feriado de 15 de novembro que beneficia o turismo, sem muito efeito prático na conscientização a que se pretende, pois poucos se lembrarão da razão do feriado, com em quase todos os religiosos, também.
Que possamos refletir que o branco de hoje, já foi ou será negro, e vice-versa. Todos passaremos pelas experiência necessárias para nossa evolução. Combatamos e nós qualquer tipo de preconceito, de raça, de cor, de sexo, pois sentiremos literalmente na pele. Conscientizemo-nos disso.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement