Gastos: TCE alerta governo do PR

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná expediu alerta de gasto com pessoal ao Estado do Paraná em razão da extrapolação de 90% do limite de 49% da receita corrente líquida com essa despesa no primeiro quadrimestre de 2018.

O Executivo foi alertado para que não ultrapasse 95% do limite, passando a sujeitar-se às vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal, e não extrapole 100% desse limite, o que o sujeitaria às determinações constitucionais. A LRF estabelece o teto de 49%, 6% e 3% da RCL para os gastos com pessoal dos poderes Executivo, Legislativo – incluindo o TCE-PR – e Judiciário Estadual, respectivamente. O limite desses gastos para o Ministério Público Estadual é de 2% da RCL. A LRF também estabelece o teto de 54% e de 6% da RCL para os gastos com pessoal dos poderes Executivo e Legislativo municipal, respectivamente. O Governo do Estado do Paraná atingiu 94,35% do limite de gastos com pessoal – 46,23% da RCL – no período de verificação compreendido entre maio de 2017 e abril de 2018.

SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO

Se os políticos de oposição em Londrina são raros, se é que eles existem, o tiozão Antonio Casemiro Belinati, que por três vezes foi prefeito e no último mandato foi cassado, ocupa o espaço de um dos maiores questionadores da administração do sobrinho Marcelo Belinati (foto), observa Claudio Osti.
Ontem, por exemplo, ele fez críticas ao Estádio do Café que recebeu dois importantes jogos nos últimos dias. São frequente as espetadas que Belinati tio dá no sobrinho desde o início desta administração. O comandante político do clã Belinati não engoliu até hoje o fato de que a sua cria mais famosa e bem sucedida não abriu espaço em sua administração para as indicações sugeridas pelo capo.

BATENTE
O jornalista Douglas de Souza Fernandes voltou ao batente da Comunicação Social da Câmara de Maringá.
Com os dedos coçando, também começa a pensar em projetos envolvendo literatura.

CRUZEIRO DE LUXO

Beto Richa e a mulher, Fernanda, curtem um cruzeiro no transatlântico MSC Seaview, informa Celso Nascimento.
Embarcaram há pouco no porto de Barcelona, Espanha. Navegando pelo Mediterrâneo Ocidental, a próxima parada será em Lisboa (Portugal) antes de iniciarem o retorno ao Brasil, onde farão escalas em Salvador, Rio de Janeiro e Santos.

Advertisement
Advertisement