Fake news: um novo termo para o antigo hábito

O termo fake news tem circulado com grande frequência nas mídias e gerado grandes controvérsias, envolvendo questões políticas, religiosas, econômicas e demais áreas do conhecimento e das relações humanas.

A nova expressão nada mais é que uma repaginada da antiga ‘mentira’. Ela agora circula através da internet, levando notícias falsas, causando transtornos, quase sempre com intenção de humilhar pessoas, difamar negócios ou obter vantagens através de manchetes sensacionalistas.
As consequências da mentira, da infâmia, hoje se acentuam pela rapidez com que alcança o grande público globalizado, permitindo que uma falsa notícia tenha sua divulgação em tempo real e em escala mundial, utilizando-se os mais variados recursos: ilustrações, mensagens, fotos e vídeos.
Algumas pessoas justificam que fake news (notícias falsas) aparecem com o objetivo de apenas entreter, divertir.
Emmanuel, no livro O consolador, psicografado por Chico Xavier, trata na questão 192 o retardamento da evolução dos espíritos que se identificam com tal atitude. “Mentira é a ação capciosa que visa o proveito imediato de si mesmo, em detrimento dos interesses alheios em sua feição legítima e sagrada; e essa atitude mental da criatura é das que mais humilham a personalidade humana, retardando, por todos os modos, a evolução divina do Espírito”.
Joanna de Ângelis, através de Divaldo Franco , salienta que “a mentira dever ser rechaçada sob qualquer forma em que se apresente, em face dos prejuízos morais que provoca, levando à maledicência, à calúnia e a todo um séquito de terríveis distonias psicológicas e éticas no comportamento social.”
E você, caro leitor, costuma mentir deslavadamente, ou é daqueles que mentem, digamos, socialmente? ‘Eu, não vou mentir não, dizia uma amigo, quando ia contar algo duvidoso’. Se dissesse que o texto acima é meu, estaria mentindo, pois é de Alessandra Lourenço Simões,publicado no Correio Fraterno,mas tem muita gente que publica belos textos como se fossem seus, no Facebook, principalmente. Se afirmasse categoricamente que não minto, jamais, estaria mentindo. Mas esforço-me para dizer sempre a verdade, pois já dizia Jesus e Bolsonaro incorporou: ‘E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement