Em defesa da Semulher

Leitor, que se identificou como Feministo, a quem agradeço pela atenção e gentileza, fez um comentário, reproduzido abaixo, sobre a questão da Secretaria da Mulher.

Reconheço a importância da Semulher, mas bastaria uma diretoria, vinculada à Sasc, por exemplo, bem enxuta, e as mulheres estariam perfeitamente atendidas. Pesquisando os balancetes notamos que a Semulher gastou até setembro, em números redondos, R$ 1.164.000,00. dos quais apenas R$ 149.000,00 não foram para pagamento de pessoal e manutenção da secretaria. O investimento é de apenas 12% na atividade fim, teoricamente, confirmando que as mulheres mais beneficiadas são as servidoras, comissionados ou não.
Akino Maringá, colaborador

(*)’Akino, pq existe Secretaria da Mulher? Aliás pra que órgãos e conselhos voltados para a Mulher? (E creio que seja possível incluir, igualdade racial, idoso…e tantos outros!?)Talvez pq os “homens” não criem políticas públicas para essa população?!Vivemos em uma sociedade patriarcal/machista e com belos exemplares misóginos que promovem a desigualdade, a discriminação e a objetificação das mulheres! E a idéia de se ter uma secretaria “para” mulheres é justamente combater isso por meio de políticas públicas que contribuam em um processo de igualdade, por meio da valorização da mulher e sua inclusão no desenvolvimento social, econômico, político e cultural.Agora se aqui o trabalho não está a contento, se o que vemos é um guarda roupa com cabides, penso que o direcionamento seja a Gestão e não questionar a utilidade da “Secretaria da Mulher”. Sempre será necessário, desde que seja efetivo!Procure por exemplo:– Aracy Reis-– Fórum de Mulheres de Maringá,-– Ong Maria do Ingá,– Conselho Municipal da Mulher;Inclusive, Maringá tem uma Conselheira Nacional do Direitos da Mulher (grande coisa né!?)! Troque uma ideia com esse pessoal! Desapegue-se da construção patriarcal! Vivemos em uma sociedade voltada para os homens, quando deveria ser igualitária!Pense sobre isso: Qual a necessidade da Lei Maria da Penha? Ou qualificar um homicídio em Feminicidio? Afinal, crime é crime! Assassinato é assassinato! Pq criar uma lei “especifica”?! Pq uma secretaria específica um conselho específico?!-Abraços! (sic)

Advertisement
Advertisement