O ‘imprevisto’ de Moro

De Elio Gaspari, hoje na Folha de S. Paulo:

O futuro ministro Sergio Moro defendeu a delegada Erika Marena, coordenadora da “Operação Ouvidos Moucos”, que em 2017 resultou na prisão do reitor Luiz Carlos Cancellier (foto), da Universidade Federal de Santa Catarina. Levado para uma penitenciária, ele vestiu uniforme laranja, foi algemado e lá dormiu uma noite.

Sua prisão foi pedida pela delegada, e a Justiça, que a autorizou, suspendeu-a no dia seguinte, pois não viu no pedido da delegada “fatos específicos dos quais se possa defluir a existência de ameaça à investigação.”
Livre, o professor matou-se, atirando-se do alto de um shopping de Florianópolis.
Quando a “Ouvidos Moucos” foi espetacularizada, Cancellier e outros professores eram acusados de terem desviado R$ 80 milhões de um programa da UFSC. Essa informação revelou-se falsa e foi divulgada antes mesmo que Cancellier fosse ouvido. A cifra referia-se à verba total do programa.
A delegada Erika Marena é considerada uma policial competente e teve um relevante desempenho na fase inicial e decisiva da “Operação Lava Jato”. Ao informar que ela assumiria o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal, Moro tratou do caso de Cancellier e disse o seguinte:
“Foi uma tragédia, algo trágico, e toda a solidariedade aos familiares do reitor, mas foi um infortúnio imprevisto na investigação. A delegada não tem responsabilidade quanto a isso”.
Falta definir “infortúnio imprevisto na investigação”. Ou, pelo menos, quais são os infortúnios que as investigações podem prever. Prisões desnecessárias, humilhações e espetacularizações talvez estejam entre eles.

Advertisement
Advertisement