A poética das seis cordas

O violonista Aluísio Coelho apresenta “A poética das seis cordas”, amanhã às 20h30 no Teatro Barracão, evento gratuito dentro do Convite à Música.

Maringaense, estudou com Paulo Baldassi e Rael Toffolo na Escola de Música da UEM, terminou seu bacharelado em violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde estudou violão com Orlando Fraga, quando já fazia parte do Duo Lúdico, duo de violões criado junto com Luciana Lozada e ganhador do 1° lugar no “Concurso latino-americano Rosa Mística”.
Em 2011 iniciou seu mestrado em composição na Universidade Federal do Paraná. Em seu mestrado, estudou a vida e obra do compositor e violonista brasileiro Sérgio Assad. Em 2013 defendeu a dissertação intitulada “A música para violão de Sérgio Assad: um panorama composicional através da análise intertextual” com a orientação de Norton Dudeque. Em 2017 terminou seu doutorado em performance pela Université de Montréal, focado nas técnicas estendidas no repertorio para violão do século XX e XXI. Foi orientado por Peter McCutcheon.
Nos últimos anos, Aluísio tem se dedicado bastante à composição. Foi um dos compositores selecionados para o projeto “Novas 2” e teve sua obra “Entre Sinos e o Invisível” gravada pela violonista Elodie Bouny. Já apresentou obras em importantes festivais brasileiros como o “Panorama da Música Brasileira Atual”, “Festival de Música Cidade Canção”, “Festival Jacarezinhense da Canção”, entre outros. Escreveu também a música tema para a peça de teatro “Seu Nome é João”, peça sobre a vida e obra do escultor paranaense João Turin. Além de músico concertista, Aluísio Coelho se dedica a outros projetos musicais. Na área da música antiga, é integrante do grupo “Trovadores” e “Illvminata”, onde toca alaúde, instrumentos de percussão e outros instrumentos de cordas pinçadas.
Fez parte do processo de arranjo, gravação e performance do projeto “Som-de-Brinkedo”, liderado pelo escritor e compositor Marcelo Brum Lemos. Neste álbum, tocou principalmente contrabaixo elétrico, viola caipira e violão. Além disso, foi integrante dos grupos “Consort Embap”, “Prima Prattica Consort” e “Orquestra de Violões da Embap”.
No final de 2017 Aluísio Coelho lançou seu primeiro álbum para violão solo, intitulado “Veredas” e está produzindo seu segundo álbum, que será inteiramente dedicado à guitarra elétrica.
(Foto: Jorge Mariano)

Advertisement
Advertisement