Estudantes de Geografia da UEM também protestam contra demora na isenção da taxa de alimentação

Além da manifestação do Proação, publicada agora, agora são os estudantes de Geografia da Universidade Estadual de Maringá que se revoltam contra a demora na concessão da isenção da taxa do RU e a concessão de benefícios secretos pelo atual reitor.

No Facebook, o Centro Acadêmico de Geografia da UEM (Cageo) lembrou que em 31 de outubro 35 acadêmicos solicitaram o pedido de auxilio alimentação baseado na Política Institucional de Apoio e Permanência dos Estudantes na UEM–PAE (res. nº 19/2018-COU), uma conquista das lutas históricas do Movimento Estudantil (DCE, CAs) por melhorias na qualidade de ensino, pesquisa e extensão da vida acadêmica/universitária. Continua o texto:
“A Reitoria ao invés de dar o regular procedimento ao pedido de isenção de alimentação – designar um Relator no Conselho de Administração (CAD) para análise e deliberação do pedido -com embasamento em uma norma ineficaz (res. nº 128/2001-CAD) enviou o processo para a Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT)criando uma morosidade desnecessária.
Em novembro, a Reitoria criou a desnecessária comissão para deliberar sobre o benefício deste ano e propor regulamento para o benefíciodo ano que vem, competências roubadas respectivamente do CAD e do Proação que esteve desde o início à frente da PAE.
Nesta comissão vimos que já havia auxílios alimentação aprovados secretamente pela Reitoria este ano e o procedimento que seria dado seria similar, sem a devida transparência.Hoje, mais de 30 dias após o pedido, faltando cerca de 15 dias para o fim do ano letivo, ainda não há uma deliberação sobre o auxílio alimentação.
Deste modo, como estudantes e membros do Centro Acadêmico de Geografia temos que deixar explícito o protesto contra os procedimentos autoritário sem transparência e sem clareza, que implica em uma forma excludente e não atende todos aqueles que realmente necessitam e têm direito”.
Aguarda-se para os próximos dias a manifestação de outros cursos a respeito do assunto.

Advertisement
Advertisement