Hemobrás fecha contrato com a Shire

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia fechou uma parceria com a empresa irlandesa Shire para o desenvolvimento do Fator 8 recombinante, medicamento utilizado para tratamento de hemofilia. A informação foi divulgada ontem pelo Ministério da Saúde.

A parceria havia sido determinada pela Justiça Federal por causa do risco de desabastecimento do medicamento, produzido na fábrica da empresa, em construção no município de Goiana, no Grande Recife (PE). A decisão representa uma derrota para o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, que defendia transferência de tecnologia para processamento de plasma para o Paraná. O Ministério Público Federal chegou a pedir duas vezes o afastamento do então ministro, ajuizando ação civil pública contra a União para que fosse mantido o contrato firmado com a Hemobrás.
Em novembro deste ano, a Justiça Federal em Pernambuco condenou dois ex-gerentes da Hemobrás, Marisa Peixoto Veloso Borges e Guy Joseph Victor Bruere, por crime licitatório. Eles foram denunciados pelo Ministério Público Federal e, segundo a investigação, o esquema resultou em superfaturamento de R$ 5,2 milhões.

Advertisement
Advertisement