O ano do vale-tudo nas fake news

Por Cristina Tardáguila, na revista Época:

Série de imagens e legendas absurdas reflete 2018, o ano do vale-tudo nas fake news. Acima, é o jornalista Ricardo Noblat na foto, e não o ministro do STF Marco Aurélio Mello.

Checar notícias falsas é – na maioria esmagadora dos dias – função avessa a gargalhadas. Mas, na última semana, foi diferente. Deu para rir alto de algumas imagens e legendas absurdas que verificamos. Falo de fotos reais acompanhadas de textos falsos e de imagens que foram maliciosamente adulteradas para forjar narrativas distorcidas. Falo especificamente de quatro postagens compartilhadas mais de 2 mil vezes no Facebook e que mostram que 2018 foi mesmo o ano do vale-tudo nas fake news. O ano do ódio.
Na última quinta-feira (20), quando cheguei à redação, vi que usuários do Facebook tinham solicitado que a Agência Lupa checasse um texto e uma foto que buscavam convencer os desatentos de que o hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello havia sido flagrado ao lado do ex-ditador cubano Fidel Castro.
No dia anterior, Marco Aurélio expedira uma polêmica liminar, permitindo que presos após condenação em segunda instância pudessem solicitar sua libertação até o julgamento de todos recursos a que têm direito, algo que poderia beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre muitos outros. Para as redes, Marco Aurélio tinha cruzado a linha do aceitável. Passado a ser um comunista de carteirinha, e a foto ao lado de Fidel era a prova cabal disso.
Talvez pelo cansaço, talvez pelo espírito de fim de ano, ri alto. Na imagem analisada pela Lupa , não se vê Marco Aurélio Mello, mas o jornalista Ricardo Noblat , hoje na revista Veja . E mais: a mesma imagem – e a mesma narrativa – já havia sido usada em julho deste ano para atacar o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. No dia 8 daquele mês, Favreto decidira pela soltura do ex-presidente Lula, e as redes sociais também haviam usado a foto de Noblat para atacá-lo na posição de comunista. As duas decisões foram revertidas e, portanto, não tiveram efeito algum. A íntegra da checagem da Lupa pode ser lida aqui.


A terça-feira (18) já tinha sido marcada por imagens falsas divertidas. Lula apareceu no Facebook sendo beijado pela senadora Gleisi Hoffman. O estalinho teria ocorrido após uma missa em homenagem a Marisa Letícia! E o senador Aécio Neves foi fartamente criticado no Facebook por ter beijado a bochecha do juiz e futuro ministro da Justiça, Sergio Moro.
Agora, espiem só como, na verdade, Aécio beijara o ator Marcos Frota, e o alvo do beijo de Lula não foi a senadora Gleisi, mas sim a sindicalista Alzira Hardtkopp Martins.
As redes sociais, no entanto, sempre preferem as narrativas fáceis, odiosas, polêmicas. Não importa o campo político. E a história dos dois beijoqueiros combinava bem. Leia mais.

Advertisement
Advertisement