Ratinho Junior exonera os CCs de Cida e corta 20% nas despesas

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) fez hoje o que a ex-governadora Cida Borghetti (PP) não fez: exonerou todos os ocupantes de cargos comissionados do Executivo.

Além dos comissionados, o decreto também exonera servidores públicos das funções gratificadas que ocupam e determina a dispensa dos ocupantes de cargos em comissão da Coordenação da Receita do Estado, membros das Diretorias Executivas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Agência Paraná de Desenvolvimento, Paranacidade, Paranaeducação, Paranaprevidência, Paranaprojetos, Palcoparaná, Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná, Fundação Araucária, E-Paraná Comunicação e Instituto de Tecnologia do Paraná. Permanecerão nos cargos apenas os atuais diretores das faculdades e universidades estaduais.
O texto determina, ainda, que todos os cargos em comissão e as funções gratificadas transferidas retornem aos órgãos de origem. Atualmente, o Estado tem 176.583 funcionários ativos. Deste total, 3.334 são comissionados.
A redução do número de secretarias caiu de 28 para 15 pastas e foi anunciado o corte de 20% nas despesas de todas as áreas e a revisão de contratos. As decisões foram repassadas à equipe de gestão durante a primeira reunião de trabalho do governador com os 15 secretários e demais gestores que estão assumindo funções de direção na estrutura de governo.
Além do encaminhamento de projeto de lei para a Assembleia Legislativa que oficializa a redução do número de secretarias, haverá ainda uma segunda etapa da revisão da estrutura de governo. Ela envolverá autarquias e empresas públicas, que deverão passar por processo de reestruturação.
“Vamos extinguir aquelas que não precisarem mais existir e modernizadas as que precisarem de mais musculatura. Todas as estatais e autarquias serão revistas ponto a ponto”, garantiu Ratinho Junior. (Foto: Rodrigo Félix Leal)

Advertisement
Advertisement