Abaixo-assinado denuncia corte indevido de árvores na UEM; entre elas está um pau-brasil

Um abaixo-assinado na internet quer evitar o corte indevido de árvores no campus da Universidade Estadual de Maringá. Entre as árvores cortadas até agora está um pau-brasil, que é protegida por lei.

O pau-brasil, cortado com motosserra, foi plantado em agosto de 1994, para marcar a 30ª turma do curso de Zootecnia da UEM. O atual reitor, Julio Cesar Damasceno, a quem será endereçado o abaixo-assinado, é formou-se em Zootecnia em 1988.
Segundo o documento disponibilizado na internet, a alegação para o corte é que as árvores estão fazendo muita sujeira na universidade. O abaixo-assinado foi criado por alunos da UEM. “Assine esta petição para acabar com o descaso perante as árvores localizadas na passarela do g56, entre elas o Pau Brasil e pedir para que sejam tomadas as medidas necessárias para o plantio de novas árvores na Universidade Estadual de Maringá. As árvores estão sendo cortadas sem necessidade devido a sujeira que fazem na UEM”, diz o texto. Para assinar, basta clicar aqui.
O Dia do Pau-Brasil, declarada legalmente Árvore Nacional, é comemorado em 3 de maio. Árvore símbolo do país, ela tem madeira pesada e um extrato interno que gera uma tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, foi muito usada na fabricação de instrumentos musicais, como violinos, harpas e violas. Desde 1992, o pau-brasil, cujo nome científico é Caesalpinia echinata, está na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçada de extinção,a poda ou o corte do pau-brasil, e entende-se que sua poda ou corte pode ser enquadrado como crime e infração administrativa.
Em 2012 o Ministério do Meio Ambiente criou o Programa Nacional de Conservação do Pau Brasil, com o objetivo de promover ações estratégicas destinadas à conservação da espécie e do seu habitat.

Advertisement
Advertisement