Uningá faz visita técnica para avaliar estrutura interna do Parque do Ingá

A Uningá deu início à sua parte na atualização do Plano de Manejo do Parque do Ingá, na tarde de ontem, com a realização da primeira visita técnica ao local.

Na ocasião, o coordenador do curso de Gestão Ambiental, professor doutor Raffael M. Tófoli e a coordenadora de Biologia da Uningá, professora doutora Gisele C. Novakowski, fizeram a visita técnica para a avaliação da estrutura interna do Parque do Ingá, uma das etapas do estudo dos aspectos socioambientais da área.
A visita foi acompanhada pela técnica ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Marisa Ereno, que mostrou os principais pontos do Parque do Ingá e destacou que essa atualização do Plano de Manejo poderá melhorar não só o atendimento ao público, mas, também educar a população acerca da sua importância para esse ponto turístico da cidade, que hoje é uma unidade de conservação.
“Neste primeiro momento, acompanhados da técnica ambiental da Sema, identificamos áreas do parque que estão sendo subutilizadas e outras que estão em desuso e notamos a necessidade de reverter essa situação”, ressalta Gisele. A professora explica ainda, que a participação da Uningá para atualização do Plano de Manejo, tem como um dos enfoques dar ênfase à educação ambiental.
O professor Raffael reafirma a importância do Parque do Ingá para a população: “Conseguimos perceber que é uma área querida das pessoas e que merece uma atenção especial, é terça-feira e temos um número considerável de pessoas passeando por aqui e por isso temos que cuidar cada dia mais desse espaço”.
O Parque do Ingá é um espaço de lazer e descontração. Encontramos a Karina de Farias Biasi que estava curtindo um momento relax no Parque do Ingá com as amigas e ressaltou a importância do local. “Além da tranquilidade que as árvores trazem para nós, é um lugar que reúne as pessoas, as famílias em geral e merece um cuidado redobrado”, disse.
A Uningá ficou responsável pela elaboração do componente socioambiental e execução do relatório final, com os resultados e conclusões obtidas pelas equipes das outras instituições, para atualização do Plano de Manejo do Parque do Ingá. Até dezembro de 2019, acontecerão diversas visitas técnicas, os acadêmicos da instituição terão oportunidade de participar deste projeto orientados pelos professores, bem como a população através de pesquisas e questionários, pois afinal de contas são eles os maiores beneficiários com a conservação desse espaço.
(Foto: Douglas Marçal)

Advertisement
Advertisement