Denúncia na audiência pública

Aconteceu hoje à noite, no Auditório Hélio Moreira, a audiência pública para consulta à população da transformação de lotes particulares em Zona Especial de Interesse Social – Zeis. Durante o evento houve uma denúncia de fraude ao Plano Diretor de Maringá, na gestão passada.

Os lotes compreendem áreas da Jardim São Domingos, Jardim Ouro Cola, Gleba Ribeirão Pinguim, Jardim Atami, Jardim Espanha, Jardim Madrid, Conjunto Ney Braga, Jardim Mandacaru, Gleba Patrimônio Maringá, Gleba Ribeirão Morangueiro, Loteamento Bom Jardim (avenida Guaiapó) e Recanto dos Magnatas.
As Zeis são a inclusão, no zoneamento das cidades, de terras destinadas à implantação de habitações de interesse social. Ocupam áreas vazias em espaços já urbanizados com infraestrutura, equipamentos e serviços públicos.
Durante a audiência um morador denunciou que a Construtora Sial teria fraudado o Plano Diretor de Maringá. Tentou-se apresentar um áudio de uma reunião de condomínio, de junho do ano passado, mas o som foi cortado. No áudio o funcionário da empresa que administra o condomínio relata que a construtora conseguiu aprovar o projeto na prefeitura mesmo sem ter obedecido o recuo.
A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público em junho do ano passado e até agora, apesar das evidências, nada teria sido feito. A Sial pertence ao empresário Edenilso Rossi, que foi sócio do ex-prefeito Carlos Roberto Pupin e é muito próximo do ex-prefeito Silvio Barros II, ambos do PP. O blog soube que emissoras de televisão chegaram a ir ao local para fazer reportagens, mas elas não foram ao ar.
As galerias de águas pluviais passam dentro dos residenciais Ataulfo Alves e Dalva de Oliveira. Na semana passada parte do muro do Condomínio Ataulfo Alves caiu com a chuva; também há problemas de infiltração dentro do residencial, com registro de desmoronamentos. O local foi entregue para ocupação dos moradores antes da concessão do habite-se. Há ações na justiça questionando o fato de a construtora não ter respeitado sequer a altura mínima dos apartamentos, estabelecida pela legislação municipal.
Confira abaixo vídeo feito por um morador na quarta-feira.

Advertisement
Advertisement