Rotary entrega consultório odontológico móvel

O Rotary Club de Maringá Sul entrega hoje às 9h30 um consultório odontológico móvel à entidade Jocum (Jovens Com Uma Missão) Maringá. Ao custo de R$ 165 mil, o trailer foi adquirido através do subsídio da Fundação Rotária do Rotary International.

O equipamento será utilizado no “Projeto Sorrir – Saúde bucal para todos”, que oferece tratamento odontológico gratuito para comunidades carentes. A iniciativa também promove a educação e prevenção em saúde bucal para crianças, o treinamento para agentes de saúde bucal e oportunidades de estágio para alunos de odontologia.
De acordo com o projeto, o trailer é dotado de equipamentos odontológicos, refrigerador compacto e ar-condicionado 9.000 BTU. O consultório itinerante possibilitará a realização de inúmeros procedimentos, tais como: exodontias, restaurações estéticas, profilaxia e aplicação de flúor, provisórios e curativos endodônticos.
Antes dessa conquista, voluntários precisavam adaptar seus próprios veículos, de forma temporária, como consultórios odontológicos. “A montagem é demorada, muitas vezes limitando os trabalhos e realizando os atendimentos em ambientes nem sempre ideais”, diz trecho da apresentação do projeto.
O relacionamento entre o Rotary Club de Maringá Sul e a Jocum teve início no ano rotário de 2004-2005. “Conhecendo o trabalho realizado pela Jocum junto às comunidades carentes, o companheiro Alexandre Ogava apresentou ao clube a voluntária doutora Gissela Castelli”, conta Aurifran da Malta, ex-presidente do clube. “No ano rotário 2014-2015, o projeto de Subsídio Global do Rotary foi apresentado para a aquisição desse trailer”, acrescenta.
Ainda de acordo com Malta, foram fundamentais para a realização desse projeto dez clubes de Rotary do Distrito 4630, que inclui Maringá e cidades da região, e três clubes do Distrito 6920, que compreende parte do Estado da Geórgia, nos Estados Unidos.
A entrega do consultório móvel será feita pelo atual presidente do Rotary Club de Maringá Sul, João Paulo Gomes, e demais companheiros. A solenidade ocorrerá na sede da Jocum, situada na avenida Carmem Miranda, 4, Cidade Alta 2, em Sarandi.
(Foto: Carine Araújo)

Advertisement
Advertisement