TV estatal passa por reestruturação

A Rádio e Televisão Educativa do Paraná, desde o início do ano, está retransmitindo a programação da TV Cultura, de São Paulo, por conta de uma reestruturação profunda que pode levar ainda mais dois ou três meses até que a programação regional seja acrescentada à grade da emissora.

A informação é de Roger Pereira, do Plural, que entrevistou o secretário de Comunicação, Hudson José (na foto, ao ser empossado pelo governador Ratinho Junior), que diz não ter pressa em colocar no ar a nova programação porque, além da questão do conteúdo e do enxugamento de pessoal, a gestão da TV Educativa também enfrenta graves problemas estruturais. “A gente está fazendo uma revisão também de custo de satélite. O sinal da TV Educativa hoje não é retransmitido em Londrina Maringá, Campo Mourão e Umuarama. É um absurdo manter uma TV cujo sinal não chega para todo o estado”.
Funcionando basicamente com cargos de confiança e profissionais contratos por cachê durante os oito anos de governo Beto Richa (PSDB) e Cida Borghetti (PP), a televisão estatal do estado teve sua equipe reduzida à metade e toda a sua programação regional retirada do ar. “A TV chegou a ter, em setembro, véspera do período eleitoral, 175 contratos por cachê. Conseguimos reduzir esse número para 90. Eliminamos as posições que perderam função por conta da nova grade ou as que percebemos duplicidade. E essa questão já é alvo de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, que implicou na realização do processo seletivo. Que foi feito, mas a gestão anterior seguiu contratando por cachê”, disse. Leia mais.

Advertisement
Advertisement